Istambul (Beyoglu – A Cidade Moderna)

 Istanbul - 118Istiklâl Caddesi

Continuando a nossa maravilhosa e vibrante viagem pela cidade de Istambul, passamos agora para a parte mais moderna, a Norte do Corno de Ouro. Aqui encontramos o movimentado bairro de Beyoglu.

Istanbul - 125           Istanbul - 116           Istanbul -80

Istiklâl Caddesi
Uma das maiores avenidas pedonais da cidade situa-se neste bairro, e percorrê-la e apreciar todo o movimento e vida ao longo dela é um maravilhoso jogo de contrastes e culturas. Aqui conseguimos apreciar e sorrir de cada vez que vemos um miúdo a correr para apanhar o elétrico clandestinamente, enquanto posa entusiasmado para as nossas fotografias!

Istanbul - 121 A tradicional doçaria turca numa das famosas pastelarias de Istiklâl Caddesi

Ao longo de toda a avenida vamos encontrando bastante comércio, lojas, cafés, pastelarias, museus e igrejas. É nesta avenida que vêem algumas das fotos mais bonitas dos elétricos vermelhos de Istambul.
Numa das pontas desta avenida chegamos à Torre de Gálata e na outra ponta encontramos a praça de Taksim.

Istanbul - 83m

Torre de Gálata
Com 60m de altura, este imponente monumento data do século XI quando servia para monitorizar a navegação. Após a conquista de Istambul em 1453, os Otomanos transformaram-na em prisão. Já foi também usada como torre de vigia de incêndios.

Istanbul - 81
Atualmente serve para podermos usufruir duma das melhores vistas sobre a cidade!

Istanbul - 93m

Museu de Arte Moderna
Este museu, existente desde o final de 2004, apresenta sobretudo obras de artistas turcos desde o início do século XX até aos dias de hoje, assim como exposições temporárias que podem incluir artistas estrangeiros.
Foi o primeiro museu privado de arte moderna da Turquia, e apresenta também muitas das coleções privadas da família que o abriu, os Eczacıbaşı.

O museu encontra-se instalado num antigo armazém da alfândega em frente ao Bósforo.

Istanbul - 78

Taksim
A Praça de Taksim sempre foi um ponto de muita importância em Istambul, taksim significa distribuição, e era precisamente neste local que era centralizada a distribuição de água proveniente das áreas a norte para a cidade de Istambul, daí o nome da praça.

Esta praça tem sido o local de partida de muitas manifestações políticas de diversas orientações, das quais algumas terminaram de forma não muito pacífica.

Atualmente esta praça mantém-se como o centro da atividade de todo o distrito de Beyoglu.

Istanbul - 108mPalácio de Dolmabahçe

Um bocado distantes do centro, para lá da zona de Taksim podem encontrar um dos mais belos palácios de Istambul, o Palácio de Dolmabahçe.

Este foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922, sendo o primeiro palácio de estilo europeu em Istambul. Foi mandado construído por ordem do sultão Abdülmecid I entre 1842 e 1853.

Istanbul - 97

Uma das suas particularidades é o lustre de cristal presenteado pela rainha Vitória do Reino Unido que decora o salão central. O Dolmabahçe tem também a maior coleção de lustres feitos de cristal da região da Boêmia e Baccarat do mundo.

O fundador e primeiro presidente da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, passou os seus últimos dias num dos quartos do palácio, quarto esse que é atualmente parte do museu. Infelizmente (por um lado), felizmente (por outro), não pudemos entrar no palácio uma vez que nos fazíamos acompanhar de algumas preciosas garrafas de Quinta do Vesúvio 2009.

Istanbul - 99 O agitado bairro de Besiktas

Houve uma zona que me suscitou bastante interesse neste lado mais moderno de Istambul, o bairro de Besiktas. E não, não ligo nenhuma a futebol, mas efetivamente as ruas desta região são bastante animadas e cheias de vida, com imensos restaurantes, bares, lojas e comércio de rua.

Istanbul - 101Peixaria em Besiktas

Sem dúvida que este lado norte da cidade é bem mais moderno, mas tem igualmente a sua história, mais recente, mas igualmente interessante.

Istanbul - 92

Istanbul - 98

Como vos havia falado inicialmente, Istambul é dividida em lado europeu, que foi onde acabamos de viajar ao longo destes artigos, e em lado asiático. Independentemente de ser menos interessante que o lado europeu (para mim, pelo menos), o lado asiático também merece visita, mais que não seja, para fazerem a travessia de barco ao longo do Bósforo!

 Istanbul - 111m

Istambul é uma cidade com tudo, tem história, tem uma gastronomia arrebatadora que vai muito além de kebabs, tem energia, tem um misto de beleza infindável, sim, também tem lixo na rua, também tem mendigos, também tem muita pobreza, muitas crianças refugiadas a pedir nas ruas, infelizmente tem tudo isso, mas nada disto pode ser impeditivo para se visitar esta magnífica cidade.

O meu conselho é para se deixarem levar pela cidade, depois de visitarem as principais atrações históricas e turísticas percam-se pelas ruas de Istambul, misturem-se com a cultura local e desfrutem.

Istanbul - 79

Istanbul - 109m

Outra das caraterísticas que torna Istambul tão única e como já deve ter percebido pelas fotos são os Gatos. Eles estão por todo lado, da Mesquita Azul, aos palácios, das pequenas lojas aos melhores cafés da cidade não há rua sem gatos, que parecem gozar de um estatuto semelhante ao dos Sultões. O porquê é uma das questões que se impõe, e a resposta baseia-se em duas lendas relacionadas com a religião Islâmica.  Segundo uma delas o Profeta Maomé foi salvo por um gato que o defendeu dos ataques de uma cobra venenosa. Na segunda lenda, o Profeta tinha um profundo amor por gatos, em particular o seu gato Muezza. Uma vez, segundo a lenda Maomé encontrou Muezza a dormir sobre a manga da sua túnica e cortou-a para não perturbar os sonhos e o descanso do bichinho.

Lendas ou verdades, o que é certo é que isso despoletou nos turcos uma paixão e um respeito imenso por estes felinos lindos. Eu cá sou 100% a favor!

Istanbul - 90m

O povo é alegre, a cidade é segura, a comida é maravilhosa, tivemos algumas das nossas melhoras experiências gastronómicas de sempre, a diversidade cultural é contagiante, a arquitetura é vibrante, o ambiente é o caótico duma típica metrópole e eu só posso dizer que Amei Istambul e que espero voltar em breve!

Istambul (Cidade Antiga)

Onde Ficar
Grand Hyatt Istanbul
Hyatt Regency Istanbul Atakoy
Ciragan Palace Kempinski

This entry was posted in Cidades and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*