Monteriggioni

foto –  Simone (flickr.com/photos/ssidephotography/)

Monteriggioni fica apenas a alguns quilómetros acima de Siena, no coração da Toscana. É uma pequenina cidade, mais propriamente, um castelo, que pode ser percorrido a pé em cinco minutos.

Esta cidade foi construída no início do século XIII e logo se transformou num posto militar com o objetivo de defender as fronteiras do norte de Siena contra as invasões fiorentinas.

foto – Paolo Ramponi (flickr.com/photos/castellitoscani/)

Ainda hoje, a cidade se mantém praticamente com a mesma estrutura da época em que foi construída, as suas muralhas feitas com grandes blocos de pedra e as suas 14 torres foram imortalizadas por Dante na Divina Comédia, como alegoria ao abismo mais profundo do mundo, em Inferno: “sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado”.

foto – pire digital (flickr.com/photos/puredigital/)

Dentro da fortificação há pouca coisa para se ver: uma praça, uma igreja românica, algumas casas, poucas lojas, alguns restaurantes e hotéis, e uma fantástica vista através das suas muralhas. Todos os anos no mês de julho, a cidade revive a magia do passado numa festa medieval que dura alguns dias.

foto – Divina Toscana (flickr.com/photos/48121914@N08/)

É um local com charme, tipicamente medieval que nos remete para outra época, e adorávamos revisitá-lo aquando da feira medieval, pois, sem dúvida que íamos mentalmente viajar através do tempo e viver um passado magnífico no momento presente!

Onde Ficar
Relais La Costa – Monteriggioni(ver)

Textos: Cíntia Oliveira

 

This entry was posted in Cidades and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*