Paris em 7 Dias – Dia 1

parisview

O que escrever sobre Paris? Há tanto para dizer mas é tão difícil descrever verdadeiramente o que se sente nesta cidade! Basicamente, o ideal é visitarem, desfrutarem e acima de tudo absorverem toda a imensidão que uma das melhores cidades do mundo tem para vos oferecer!

Mas, enquanto isso não acontece, ou para quem quer revivê-la, aqui fica um “gostinho” de Paris!

Cultura, arte, marcas da história, luxo, romantismo, gastronomia e Vida…. Tudo isto se mistura duma forma frenética e alucinante na Cidade da Luz.
É impossível ficar indiferente à elegância e ao Glamour da capital francesa. Banhada pelo Rio Sena, Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo!

Percorrer a cidade a pé torna tudo muito mais interessante, no entanto para grandes distâncias podemos sempre apanhar o Metro ou o RER (comboio), que nos coloca em qualquer lugar da cidade num espaço de tempo relativamente curto, o sistema de transporte público funciona lindamente, aliás, Paris é, não uma, mas duas cidades, a que nós conhecemos, e a que fica subterrânea, onde circulam os transportes e um mundo de gente.

Paris - 22 O Sena será sempre um cenário lindíssimo

Mas, a questão que se coloca é, o que visitar???
Esqueçam ir só uma vez a Paris! Eu já fui várias e descubro sempre mais, mais um museu, mais uma boulangerie, mais uma pâtisserie, mais uma exposição, mais uma rua, mais um restaurante, mais história, mais cultura, mais beleza infindável!

No entanto, sim, há locais que numa primeira visita são de paragem obrigatória.
Por isso, decidi elaborar um roteiro de sete dias em Paris para vos ajudar nesta viagem magnífica.
Bem, vamos lá percorrer a cidade!

Dia 1

Paris2011 - 35 Esta dispensa apresentações

Comecem o dia bem cedo, para poderem aproveitar tudo!
Iniciando por aquilo que nos vem logo à cabeça quando pensamos em Paris, La Tour Eiffel!

Este símbolo quase de supremacia da cidade não é nem de longe nem de perto o meu preferido! Aliás, acreditam se vos disser que nunca a subi???
Acreditem que é verdade! Mas, gostos à parte, este monumento foi construído por Gustave Eiffel para a exposição Universal de 1889, no período da Revolução Industrial, sendo projetada para comemorar o centenário da Revolução Francesa e que seria desmontada mais tarde, mas o sucesso foi tão grande que se mantém até aos dias de hoje.

As filas intermináveis para subir este que é um dos edifícios mais altos do mundo também se mantêm até aos dias de hoje! São 320m de ferro, com três níveis de paragens, que podem ser percorridos de escadas ou de elevador e que, sem dúvida, apresentam uma vista de cortar a respiração sobre a cidade.

Bem em frente à torre Eiffel, do outro lado do Sena, aproveitem para conhecer o Jardin du Trocadéro, sim, os jardins de Paris são maravilhosos! E os Franceses usam e abusam deles no bom sentido da palavra, faça chuva, faça sol os jardins estão sempre repletos, uma das coisas que mais adoro nesta cidade! Para quem quer aproveitar ao máximo a cidade, aconselho a pararem em alguma pâtisserie, comprarem algo para comer, e sentarem-se no jardim a almoçar e descansar um pouco.

Ainda na famosa praça do Trocadéro (célebre para fotos com a Torre Eiffel como pano de fundo) podemos encontrar os Museus da arquitetura e património e o Museu Nacional da Marinha, a dois passos, o fantástico Palais de Tokyo, com excelentes  exposições temporárias.

Paris2012 - 3

Continuando à descoberta da cidade, chegamos ao Arc de Triomphe ou Arco do Triunfo, outro marco da história, construído por ordem de Napoleão para celebrar as suas vitórias.

Paris2012 - 2m

Tem 50m de altura e a vista é divina, aconselho-vos a subirem! Deste, estendem-se doze avenidas em forma de estrela projetadas, na altura, por Georges-Eugène Haussmann (o pai da arquitectura Parisiense).

parischampsVista do Arco do Triunfo sobre a avenida de Champs-Elysées

A principal avenida e a mais mediática é a Avenue Champs-Elysées, perfeita para passear e observar as diferentes lojas, as de luxo ou as mais acessíveis, e observar a imensidão de diferentes culturas que diariamente se passeia por aquela avenida. (Desenganem-se os que acham que esta é a avenida da moda e do luxo em Paris, para isso, por exemplo, passem antes pela Av. Montaigne, uma perpendicular dos Champs-Elysées).

Paris2011 - 36Grand Palais

Continuando a percorrer a Avenue Champs-Elysées passamos ao lado de dois palácios transformados em Museus, o Grand e o Petit Palais, que datam de 1900.

O primeiro apresenta uma imponente fachada clássica e um telhado de vidro monumental, sendo um espaço de exposições, aberto ao público somente durante o período das mesmas. Por sua vez, o Petit Palais encontra-se sempre aberto como o museu de belas artes da cidade, com coleções permanentes que incluem obras de Delacroix, entre outros. Na minha primeira viagem a Paris não entrei em nenhum dos dois, apenas vi a sua imponência do lado de fora, na minha segunda viagem já fui assistir a uma exposição no Grand Palais.

Paris2012 - 6m A famosa ponte Alexantre III com o Grand Palais em fundo

Após passarmos estes Museus, conseguimos vislumbrar uma das mais idílicas imagens de Paris, a Ponte Alexandre III. Construída em 1900, foi um presente do Tsar da Rússia, Alexandre III, aos franceses.

Paris2012 - 5            Paris2011 - 37           Paris2011 - 38

Tudo aqui impressiona, as colunas decoradas por esculturas de cavalos revestidas com ouro, a decoração com anjos sorridentes, e a vista que temos – o Grand e o Petit Palais na margem direita, o Sena e na margem esquerda, outro sítio bem especial, o Hôtel des Invalides.

Paris2012 - 4mHôtel dês Invalides

Paris2011 - 23

Este foi mandado erguer por Louis XIV para acolher os soldados feridos (Invalides) do final do séc. XVII.

É também neste grandioso local que jaz o maior soldado francês de sempre, Napoleão Bonaparte, sob a esplêndida cúpula dourada da igreja que finaliza a magnificência do todo o espaço do Hôtel dês Invalides.

Paris2011 - 41           Paris2011 - 24           Parisfev2014 -  19

Neste mesmo local podemos visitar o Musée de L’Armée que contém uma das maiores coleções de objetos militares do mundo.

Lembro-me bem da primeira vez que estive na Ponte Alexandre III, lembro-me que estava a chover (detesto chuva, mas naquele momento nada me incomodava), lembro-me de dar uma volta de 360graus e absorver tudo à minha volta, lembro-me de respirar fundo e pensar…. Mais um momento inesquecível na minha vida!

Após visitarem o Musée de L’Armée estão prontíssimos para terminar o vosso dia, que já se revelou bastante produtivo! Deixem-se levar pelos simpáticos cafés da cidade ou um dos seus maravilhosos restaurantes.

Paris2012 - 18 A Cúpula do Hôtel dês Invalides vista do Museu de Rodin

Ver Mapa Pedonal Para o Dia 1

Este Artigo é o 1º de uma série de 7. (Dia 2) (Dia 3) (Dia 4) (Dia 5) (Dia 6) (Dia 7) (Dicas)

Onde Dormir – Locais próximos deste Dia do Roteiro
Shangri-la Hotel Paris, Hotel Plaza Athenee Paris, The Peninsula Paris , Le Madison Hotel
Onde Comer – Locais próximos deste Dia do Roteiro
Le Chiberta (*Michelin), L’Atelier de Joël Robuchon (**Michelin) , Ledoyen (***Michelin), para conhecer o que de melhor (e consequentemente mais caro) se faz na cidade. Podem também optar por procurar uma boa padaria artesanal e desfrutar de uma refeição rápida, saborosa e mais em conta. 

Fotos: Flavors & Senses

This entry was posted in Cidades and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • By Visitar Viena em 3 Dias – Dia 1 on Novembro 23, 2015 at 6:04 pm

    […] por, durante tanto tempo, a ter associado a Paris (ver) me suscitou tanto curiosidade, uma vez que adoro Paris, mas rapidamente me apercebi que Viena tem […]

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*