Pisa

E depois dos dias de trabalho e rescaldo dos prémios “Flavors & Senses – Os Melhores Para 2014”, nada como voltar a escrever sobre aquilo que mais me dá prazer, viajar. E nada como Itália para me fazer esquecer que as minhas férias ainda tardam em chegar.

Assim, falemos de Pisa, após uma magnifica manhã a desfrutar de Florença, decidimos apanhar um comboio e rumar à famosa cidade da torre inclinada.

Durante parte da Idade Média, Pisa dominou economicamente o Mediterrâneo Ocidental, o que fez com que acumulasse grande riqueza, e permitisse um investimento a nível cultural. Hoje podemos visitar alguns desses deslumbrantes edifícios que fizeram parte desse desenvolvimento cultural como o Campo dei Miracoli constituído pelo Batistério, Duomo, Camposanto e pela Torre inclinada.


Esta Torre foi construída para ser o Campanário do Duomo. Por ter sido construída em terreno arenoso em 1173, a torre começou a inclinar antes de terminado o terceiro piso, a construção manteve-se e foi terminada em 1350. Graças a recentes obras de engenharia avançada, cerca de 38cm foram revertidos da sua inclinação e a torre voltou a ser aberta para o público, no entanto, o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se estivesse perfeitamente na vertical!

Duomo e Torre

O Duomo é tido como uma das construções mais belas da Toscana, (e é mesmo!), em estilo Pisano-românico, a fachada é feita em arcos e os portões de bronze decorados com alto relevo são da autoria de Bonanno Pisano (primeiro arquiteto da Torre).
O Batistério, em forma circular, mistura os estilos românico e gótico. Os pilares têm estátuas das virtudes e a pia batismal é toda em mármore, assim como o púlpito.

Duomo

O Camposanto (cemitério) é o quarto elemento do complexo que compõe o Campo dei Miracoli. O prédio, de forma retangular, é ornamentado por arcadas em mármore.
O Museo dell’Opera del Duomo ocupa a antiga casa paroquial da catedral e exibe objetos retirados da própria igreja, do Batistério e do Camposanto.
Resumindo, esta é uma das mais belas praças de Itália, e ao percorrer a cidade não nos conseguimos aperceber do que nos espera, e quando entramos neste complexo de maravilhas, temos a sensação que mudados para um mundo paralelo!

Margens do Arno

Dicas:
Pisa, apesar de toda a fama mundial da sua torre inclinada, não tem muito mais para visitar além do Campo dei Miracoli e de algumas pequenas igrejas medievais, assim o melhor quando viajarem é não planearem passar muito tempo em Pisa. Uma manhã ou uma tarde é mais do que suficiente para visitar tudo.

Assim se viajarem para o Aeroporto de Pisa o melhor é fazerem um pequeno desvio antes do vosso destino principal. Ou quando estiverem em Florença, uma pequena e bonita viagem de comboio leva-os facilmente à cidade.

This entry was posted in Cidades and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*