Valladolid – Um dia a comer

Catedral

Valladolid não é uma daquelas cidades que colocamos no centro das atenções quando pretendemos visitar a região central da vizinha Espanha, rodeada de cidades património Mundial, e próxima de Madrid, pode ser um bom centro de visita. Historicamente  hoje não revela um grande papel, mas já foi a capital do país e foi berço de Filipe II de Espanha que viria também a controlar o território Português.  No entanto, o que nos trouxe até aqui e me faz escrever este post é a comida, aqui come-se muito muito bem.

Nunca irei compreender o testemunho de turistas e visitantes portugueses que dizem que em Espanha se come mal, é certo que existem sítios maus, muito maus, tal como em Portugal. Tenho para mim que essa ideia surge de viagens  para zonas de praia com pensão completa em hotéis de 3 estrelas, mas adiante.

Para começar o dia o indispensável são os clássicos churros com chocolate quente, na Churraria “IDEAL”, próxima da Praça de Espanha. Aqui a especialidade são os churros e os Buñuelos ( círculos de massa crocante e fina), bem fritos, secos, com a gordura suficiente e um dourado sabor, servidos com um excelente chocolate quente e um sumo de laranja para quebrar a gordura e o sabor intenso do chocolate.

Bar-Buñolería “Ideal”

Depois de um pequeno almoço reforçado,  o melhor mesmo é andar, andar e conhecer um pouco das calles, museus e monumentos da cidade, tais como bonitas e antigas igrejas. É sem dúvida uma cidade simples, fácil de conhecer, com muito comércio de rua e um ou outro apontamento arquitectónico.

Jardins “Campo Grande”

Para o almoço, no restaurante do Club ValParaiso,  esperava-nos um lechazo, que é como quem diz um pequeno cordeiro de leite, muito popular na região. Assado no forno, temperado apenas com um pouco de sal, banha de porco e água, este cordeiro revelou-se uma verdadeira maravilha, bem acompanhado por umas batatas fritas com cebola tostadas no forno antecedido por uma ótimas setas salteadas com foie gras.

Lechazo – Club ValParaiso

Depois de um bom almoço, é tempo de degastar calorias e passear mais um pouco pela cidade, conhecer, os seus jardins, como o Campo Grande, os mercados como na região da Praça de Espanha, onde compramos uns monumentais morangos, daqueles que os espanhóis não enviam para ser vendidos aos portugueses. Passear por calles estreitas, com lojas de mais ou menos luxo, perdermo-nos no tempo e simplesmente desfrutar, que o tempo estava para isso mesmo.

 Os “famosos” morangos

Vale a pena perderem-se entre as muitas casas com especialidade em embutidos e presuntos, provar, testar e comprar aquilo que os espanhóis a meu ver, fazem melhor do que ninguém, os Jamones, desde os serranos aos ibéricos de cebo e ao luxuoso bolota. Para os mais gulosos, a tarde é a altura certa para ir até a zona da praça de touros, no Passeio Zorrilla, e entrar na pastelaria Belaria, provar a pastelaria de influencia francesa, os bombons e o delicioso pastel russo ( com biscoitos de amêndoa sem farinha e um recheio de avelã).

O dia começa a escurecer, e é tempo de nos prepararmos para mais uma refeição, desta feita, em casa dos nossos cicerones na cidade, Esther e Mariano, casal de refinado gosto e talento no que a bem receber diz respeito.

Croquetas de Jamon

Numa cave,  onde Vega Sicilia era rei e senhor, abre-se um fantástico Mauro de 1997 que serviria de motor base para uma refeição brilhante. Das mãos da Esther saíram Croquetas de Jamon, perfeitas, quase líquidas, bem fritas e sem a presença de demasiada farinha no Bechamel. Presunto Ibérico de Bollota, cogumelos com presunto em azeite,  Toro de atum braseado, uma fantástica Morcela de Burgos, feita de arroz e sangue que fez a delícia de todos. Houve ainda lombos de sardinha marinados em azeite e cebola, pão de qualidade, pimentos caramelizados e umas tortilhas de batata do outro mundo.

Tapear

Uma refeição maravilhosa, descontraída, com pessoas interessantes e boa conversa, O melhor que se podia pedir para um dia em cheio.

Obrigado Esther e Mariano!

Bar-Buñolería “Ideal” – Calle Teresa Gil, nº 23
Club ValParaiso – Calle Mayas, nº 19
Belaria – Paseo Zorrilla, nº90

This entry was posted in Espanha and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*