1858 bbgourmet

bbgourmet1858 - 1

O grupo bbgourmet é uma das referências da gastronomia do grande Porto, com conceitos inovadores aliados a alguma irreverência, o grupo foi criando uma base de sucesso, muito em particular no seu bbgourmet Maiorca, que rapidamente se espalhou para outros pontos da cidade.

Recentemente abriram um novo espaço, o 1858 bbgourmet também apelidado de bbgourmet criativo, um restaurante na baixa Portuense que se associa a um outro negócio, o Oporto Serviced Apartments, uma série de pequenos apartamentos, brilhantemente decorados, aliando muito bem o contemporâneo minimalista com alguns detalhes clássicos. O edifício de 1858 foi completamente reconstruído, para criar estes apartamentos que funcionam como um pequeno Hotel, ao qual se associa o restaurante, aberto desde o pequeno almoço ao jantar, com diferentes propostas para cada altura do dia.

bbgourmet1858 - 2

Mas passemos ao que realmente nos levou até ali, a apresentação do menu “Carta Branca” (35€ p.p.), um conceito ainda pouco enraizado entre nós, onde o comensal se entrega nas mãos do chef sem nunca saber o que lhe irá ser proposto.

Iniciamos a refeição com Porto Tónico, feito com Tawny em vez de Porto Branco, mais doce mas interessante para abrir a noite. A acompanhar, pão de água, broa de Avintes e pasta de azeitona.

bbgourmet1858 - 8Falafel com sabores do Médio Oriente 
Um prato que nos leva numa boa viagem aos sabores do médio Oriente, do molho de iogurte com limão, à frescura do pepino, tudo funcionou bem com o falafel bem preparado e temperado (ainda que um deles estivesse cozinhado em demasia).

bbgourmet1858 - 7Atum, Cavala e cítricos 
Uma apresentação arrojada que exigia melhor domínio técnico no corte dos elementos. No sabor, esta desconstrução do nigiri foi bem conseguida, com os elementos ácidos a funcionarem bem com a gordura do peixe.

bbgourmet1858 - 6Polvo na chapa, puré violeta, algas orelha de rato e chips de batata doce
Este prato mais consensual foi também o mais bem conseguido da noite. Um excelente puré violeta, feito à base de cebola roxa, polvo tenro e bem preparado, com as algas a trazerem o mar à mesa de uma forma mais intensa e as chips a darem um elemento crocante que ajuda a dar dimensão ao prato. Muito bom.

bbgourmet1858 - 5Leitão Crocante, arroz frito, bacon, rúcula e vinagrete de citrinos 
O leitão é já quase um prato obrigatório nos restaurantes portugueses. Aqui apresentado com elementos mais leves a acompanhá-lo, boa a vinagrete, menos interessante o arroz frito (uma espécie de milhos feitos à base de farinha de arroz). Quanto ao Leitão, num dos pratos estava irrepreensível, pele estaladiça e carne suculenta, no outro estava menos bem conseguido, com a pele mole e a parte inferior mais passada.

bbgourmet1858 - 4Limpa Palato – iogurte grego, batido com frutos vermelhos e kiwi

bbgourmet1858 - 3Texturas de Chocolate
O bbgourmet é conhecido pela pastelaria de base francesa e muito em particular pelos seus entremets. Para sobremesa apresentou um deles, um bolo de chocolate a que associa uma mousse e um crocante. Um doce interessante para os chocoholics, doce quanto baste acompanhado por um leve coulis de frutos vermelhos e uma espuma de baunilha.

A acompanhar a refeição bebeu-se um Quinta da Fronteira Sel. do Enólogo 2011 da Companhia das Quintas, servido à temperatura correta. Um vinho com o perfil clássico do Douro, com boa estrutura e integração da madeira, que funcionou bem com os pratos.

O serviço é descontraído e está em fase de evolução (o espaço abriu há poucos dias), ainda que mostrando já um bom rigor no atendimento e na explicação dos pratos (essencial quando se opta por este tipo de menu).

Considerações Finais
Gosto dos bbgourmet, da forma como oferecem uma cozinha mais actual a preços justos, com uma oferta alargada de produtos e soluções e espaços com um ambiente interessante. Este novo 1858 não é excepção, o espaço foi decorado com bom gosto e sofisticação e alia ao restaurante um terraço elegante com uma carta exclusiva e que promete ser um excelente local para os finais de tarde no centro da cidade. A cozinha apresenta boas ideias e uma boa noção daquilo que se quer para este conceito mais arrojado. No entanto apresenta ainda algumas falhas técnicas, típicas dum espaço novo e sem a mecânica da cozinha ainda bem implementada. O Futuro tratará de as corrigir facilmente!

Uma palavra também para os apartamentos instalados no mesmo edifício, com nomes de famosas ruas do Porto e uma decoração de extremo bom gosto com preços a partir dos 100€ por noite.

1858 bbgourmet e Oporto Serviced Apartments
Rua de Cedofeita, 377 – Porto
+351 223 295 524
contact@oportoservicedapartments.net

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

Nota
Estivemos no 1858 bbgourmet a convite para a apresentação do novo restaurante e do Oporto Service Apartments, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.

This entry was posted in Restaurantes - Porto and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*