Pedro Lemos

Num magnifico dia de Primavera visitamos um dos novos restaurantes sensação da cidade do Porto, Pedro Lemos. Confesso que aquando da sua abertura fui algo reticente, muito por causa do meu preconceito com restaurantes de nome próprio.  Contudo, o chef Pedro Lemos tem vindo a mostrar um trabalho sólido e a sua notoriedade a crescer pela qualidade do seu trabalho, o que para mim é mais do que motivo para quebrar com todas as reticências. O Chef português trabalhou com Miguel Castro Silva, Hélio Loureiro e Aimé Barroyer  e  foi distinguido com o titulo  “Relais & Chateaux” na Quinta da Romaria antes de se estabelecer. O restaurante está localizado na zona nobre da cidade, mais concretamente na Foz velha, próximo do passeio Alegre. Está elegantemente decorado e divido em 2 pisos e um terraço, onde almoçamos.

Bonito, foie gras, cogumelos, salada

O Foie, ligeiramente salteado na sua gordura, estava muito bom, contrastando bem com o resto dos elementos, uns cogumelos saborosos e o bonito, a meu ver, o único senão, por estar um pouco para além do ponto. Um interessante contraste terra/mar.

Alheira, creme coentros, ovo de codorniz, pezinhos de tomatada, grelos

Apresentação bem criativa, creme de coentros perfeito, sem um sabor demasiado intenso, e excelente textura, pézinhos com grande capacidade técnica (faca)  e ovo como manda a lei. Um prato que gostei imenso, não só pela apresentação, mas por todos os elementos se ajustarem perfeitamente, modernizando alguns clássicos nacionais.


Bacalhau, grão de bico, broa, acelgas, azeite de azeitona

Mais um prato de inspiração nacional, um versus entre o bacalhau com broa e o bacalhau com grão. Um sucesso no final, com grande textura no puré e todos os elementos a balançarem-se. Recomendo.

Cordeiro, favas, redução de porto

Prato com uma combinação de sabores simples, mas bem conseguido. As favas estavam excelentemente trabalhadas e combinaram bem com o cordeiro (demasiado cozinhado para mim).

Brownie, sorbet de limão, banana , caramelo, mousse de banana,  molho de caramelo salgado

Apresentou-se como uma sobremesa deve ser, uma comunhão de diferentes texturas, combinação de sabores entre o doce e o ácido.

Acompanhamos a refeição com um excelente Alvarinho Soalheiro 2010.

O Serviço foi cordial e cuidado. Contudo, devem ser mais calmos na apresentação dos pratos, os ingredientes e a forma de coação devem ser ditos e não debitados, facilitando a compreensão de todos os comensais. Na cozinha devem ter em atenção que todos os pratos saiam imaculados.

Considerações Finais
Apesar de algumas falhas considero que tive uma excelente experiência, em parte pela companhia, pelo ambiente (aproveite o terraço com a chegada do sol e do calor), mas também pela cozinha.Este menu fez parte de uma parceria entre o Restaurante e a revista Time Out – Porto, pelo que acho que nem todos os pratos estavam ao nível uns dos outros, destacando claramente o prato de alheira e o de bacalhau, que sei fazerem parte do menu do restaurante. Assim, fica certa e rapidamente marcada uma próxima visita para conhecer melhor a “marca” de Pedro Lemos.

Pedro Lemos
Rua do Padre Luís Cabral, 974 Foz do Douro
22 011 59 86.

This entry was posted in Restaurantes - Porto and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • By Porto.Come on Junho 6, 2011 at 1:47 pm

    […] não tive oportunidade de assistir a nenhuma das aulas de cozinha, gostaria de ter assistido à de Pedro Lemos (ficará para uma próxima […]

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*