Londres – Clos Maggiore

Instalado numa das zonas mais turísticas de Londres, Convent Garden, e rotulado com o título do restaurante mais romântico da cidade, podemos questionar-nos se não estamos perante um caso de restaurante caça-turista ou no mínimo de um flop. O Clos Maggiore é um restaurante clássico, desde a sua decoração à sua carta de inspiração francesa criada por Marcellin Marc. Apesar de ser um restaurante de preços Premium, bem ao  estilo londrino, ao almoço conseguem-se opções a preços bem mais em conta, pelo que decidimos experimentar o menu de 3 Pratos por £23.5 e aproveitar para celebrar um aniversário. Ao entrar, verifica-se logo que o título de restaurante romântico é mais do que merecido, o clássico da decoração, e sobretudo uma das suas salas, a Concierge,  transportam-nos para uma outra época.

A refeição começou com uma magnífica variedade de pães e uma óptima manteiga e a ideia de um possível erro de escolha desaparece cada vez mais.

Truta-marisca, abacate, toranja e croutons
Truta da Islândia cozinhada na perfeição a baixa temperatura, num conjunto fresco e leve com uma excelente combinação de sabores e texturas onde o toque ácido brilhou.

Faggot de Veado, puré de batata, molho de vinho tinto
Faggot é um prato tradicional inglês, normalmente feito com os miúdos de porco picados, criando uma espécie de almôndega. Nesta versão com veado, o resultado é um prato mais delicado, de forte sabor, muito bem acompanhado por um brilhante puré e um bom molho.

Escamudo, fondue de alho francês e molho de salsa
O Escamudo é um peixe da família do bacalhau, tradicionalmente pescado nos mares do norte e bastante apreciado pelos ingleses. Tecnicamente bem conseguido, com a pele crocante, sem espinhas e o peixe no ponto. O fondue de alho francês, acompanhamento clássico de vieiras, resulta muito bem no prato, que é elevado pelo excelente molho de salsa.

Lasanha de Abóbora e pinhões, cromesquis de gorgonzola, e cogumelos Recheados
Um Prato onde a terra está bem presente, uma boa lasanha com recheio de creme de abóbora e pinhões crocantes, um ótimo cromesquis de gorgonzola (uma espécie de croquete), que dando sabor ao prato não se sobrepôs aos restantes elementos. A junção dos cogumelos e da abóbora assada enriqueceu bastante o prato quer no sabor quer na textura.

Sortido de gelados e sorbets, merengue
Uma excelente degustação de gelados caseiros, com a ótima textura da Paco-jet. O gelado de baunilha foi o que mais se destacou, assim como o merengue que lhes servia de base, executado na perfeição.

Entremet, Chocolate, Pistácio e framboesa
Chef que se pretende romântico não pode descurar no trabalho com chocolate, e Marcellin não é excepção. Uma magnífica combinação de Mousses e bolo com cremes de pistácio e framboesa, com cobertura crocante de chocolate.

Panna Cotta de Laranja, compota de frutos vermelhos e biscoito
Uma das minhas sobremesas preferidas é sem dúvida a Panna Cotta e esta versão com laranja atingiu grandes níveis de satisfação. A sua textura (normalmente o erro) estava correcta e a combinação, tanto com a compota como com os biscoitos resultou  muito bem.

A Carta de vinhos do Clos Maggiore é uma das mais premiadas da cidade de Londres, com todo o tipo de opções, tanto para nós como para um oligarca russo. As presenças nacionais vão para alguns vinhos de Niepoort e da Quinta do Crasto e claro muitos vinhos do Porto.

Num restaurante onde se busca inspiração da grande e clássica cozinha francesa, um serviço de excepção não podia faltar, sempre atento  sem se tornar invasivo, com conhecimento e simpatia. Da cozinha as notas não poderiam ser mais positivas, uma inspiração francesa que resulta em pratos simples, bem trabalhados e apresentados.

Considerações Finais
Com a refeição dissiparam-se as dúvidas sobre se seria ou não um flop turístico, e a verdade é que o Clos Maggiore é facilmente uma das melhores opções do coração de Convent Garden. Apesar dos seus preços premium na carta, e não sendo um espaço da 1ª liga londrina, é um restaurante onde a refeição é mais do que feliz, bem conseguida e associando-lhe a envolvência, memorável. E claro os Menus Pré-teatro e de almoço, são uma excelente opção para quem o quiser visitar.

Clos Maggiore
33 King Street, Covent Garden, Londres
+44 (0)20 7379 9696

Esta entrada foi publicada em Restaurantes - UK e com as tags , , , , . Bookmark the link permanente. Publicar comentário ou deixar um trackback: URL de Trackback.

3 Comentários

  1. Publicado Janeiro 28, 2013 às 11:04 pm | Link

    Anotado, querido João ;)
    Próxima vez em Londres estarei lá…ao almoço, claro!
    Babette

    • Publicado Janeiro 28, 2013 às 11:36 pm | Link

      Olá Babette,
      Se o fizeres, ao reservar pede para que te instalem na Concierge.

  2. Publicado Janeiro 29, 2013 às 10:01 am | Link

    OMG! Clos Maggiore! Eu nunca fui nesse restaurante, ele é muito elogiado e dizem que é o mais romântico de Londres. Ele tem uma lareira linda e flores brancas na decoração, é maravilhoso!

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou partilhado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>