Londres – Yauatcha Soho*

Yauatcha - 1Durante a última estadia em Londres, e aproveitando o tempo antes de um Musical, fomos conhecer o Yauatcha (uma estrela Michelin), para uma refeição “leve” à base de Dim Sum.

O restaurante aberto em 2004 por Alan Yau, o mesmo responsável pelo Hakkasan – o primeiro restaurante chinês Britânico a conseguir uma estrela Michelin – assenta a sua filosofia, e à semelhança do seu irmão mais velho, em cozinha tradicional chinesa e num ambiente cosmopolita.

Dividido em duas secções, salão de chá e pastelaria no piso térreo, numa apresentação de alguns dos melhores chás do mundo combinados com o melhor da pastelaria francesa com ingredientes asiáticos, e o restaurante, na cave, onde se desenrola a maioria da acção. Este último, com uma decoração que nos transporta para um bar ou nightclub, com um ambiente escuro ainda que com uma iluminação bem conseguida, um bar que ocupa toda a sala e contém um aquário gigante e, claro, as mesas “empacotadas” que nos faz comer quase que em comunidade, como no ambiente de um bom bar.

Conseguir mesa sem reserva não é tarefa fácil, mas à hora que chegamos (final dos almoços) lá se conseguiu uma vaga, para nosso gáudio.

Yauatcha - 5香酥炸鴨卷, Rolos de Pato crocantes (£7,80)
Massa fina e estaladiça, com fritura irrepreensível e recheio à base de pato desfiado, suculento e repleto de sabor. Um belo início.

Yauatcha - 4圍蝦滑燒賣, Shui Mai de Camarão e frango (£7.20) 筍尖鮮蝦餃, Har Gau – Dumpling de camarão (£6,40)
Shui Mai irrepreensível, com frango em vez do habitual porco, húmido, massa fina e camarão no ponto. Delicado e saboroso como o bom dim Sum deve ser.  O Har Gau apresenta, também ele, camarão de boa qualidade e uma ótima massa. Fica delicioso com o molho picante que o Yauatcha coloca na mesa. Aquele tipo de comida que apetece comer todos dos dias!

Yauatcha - 3Shangai Dumplings, Frango e massa de arroz (£5.80)
Cozinhado como uma gyoza, no que diz à sua capa crocante, que contrastou na perfeição com a restante massa. Por sua vez, o recheio estava saboroso e delicado, com um bom tempero que não mascarou a subtileza do frango.

Yauatcha - 2叉燒滑腸粉, Char Siu Cheung Fun – Porco e massa de arroz (£7,20)
Cheung Fun, uma espécie de caneloni de massa de arroz, cozido a vapor e recheado com carne de porco ao estilo Char Siu (que se refere a uma mistura adocicada, com inúmeros ingredientes, que é usada para marinar a carne de porco que normalmente é depois assada). Untuoso e delicado, com uma carne e molho repletos de sabor. Um grande  final de refeição.

Aqui, e dado o ambiente festivo, o melhor é deixarem-se levar pela extensa lista de cocktails, mas não falta também uma boa carta de vinhos, com opções para todos os gostos, onde não faltam também os vinhos Portugueses como o Cazas Novas, da região do Vinho Verde ou o Alentejano Loios, servidos a copo (£7,10).

O Serviço, à semelhança do resto do restaurante, foge às regras dos restaurantes estrelados do Guia Michelin, uma equipa bem parecida e um trabalho descontraído, rápido e eficiente num ambiente mais informal e de azáfama.

Considerações Finais
Não foi à toda que Alan Yau vendeu o grupo Hakkasan por largos milhões a um grupo de Investimento e que o Guia Michelin continua a premiar a sua cozinha, como no caso deste Yauatcha. Não é apenas um sítio para ver e ser visto, é um sítio que incorpora o espírito do Soho na sua atmosfera, mas que continua a traduzir na cozinha uma tradição e um rigor ímpares. Os pratos apresentados foram uma ótima apresentação do que este restaurante tem para oferecer, pelo que prometemos voltar para conhecer o resto da carta, como o Cheung fun de camarão, que o chef Leandro Carreira (agora no  Climpson Arch) nos recomendou à posteriori, assim como as impressionantes sobremesas.

Uma boa e acessível forma de conhecerem a cozinha do restaurante é o menu Tasting of Yauatcha (£28,88) para duas pessoas, servido entre as 14 e as 18h, com uma ampla selecção de Dim Sum a ser servida. O Yauatcha é o melhor que se pode esperar de um restaurante especializado em Dim Sum em Londres.

Yauatcha
15-17 Broadwick Street, Soho – Londres
+44 (0) 20 7494 8888
reservations@yauatcha.com

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses 

This entry was posted in Restaurantes - UK and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*