“Em equipa que ganha não se mexe…”
Foi assim que o aclamado chef Luke Dale-Roberts (nº 44 na World´s 50 Best Restaurants com o seu The Test Kitchen) se juntou à sua mulher Sandalene, e aos seus braços direitos, Wesley Randles na cozinha e Simon Widdison na sala para, em meados de 2016, abrirem mais um espaço de sucesso, o The Shortmarket Club.
A premissa é aparentemente simples, um restaurante no centro da cidade, numa zona boémia e vibrante, um edifício histórico e uma cozinha que combina criatividade e conforto.
Randles e Simon, que trabalham com Luke desde os primeiros tempos do The Test Kitchen, assumem a gestão do espaço enquando Sandalene mostrou mais uma vez o brilhantismo da sua decoração.
Ao chegarmos à porta do Shortmarket Club pela primeira vez, dificilmente podemos esperar o que daí virá, uma entrada estreita e um corredor que nos levam a uma escadaria que termina num ambiente surpreendente. Podia ser um qualquer club ou speakeasy inglês, mas trata-se de um confortável e luxuoso restaurante em Cape Town.
Já instalados, não tardamos a pedir alguns cocktails enquanto vamos olhando para a carta e escolhendo pratos para uma refeição que se pretendia leve e rápida…
Ostras de Saldanha Bay
Ostras frescas da baía de Saldanha junto à cidade do cabo servidas com ótimo leche de tigre e limão. Um ótimo início!
A acompanhar chegou também um pão de boa qualidade, feito na casa, acompanhado por manteiga e ricotta caseira com bons temperos. As primeiras impressões dificilmente poderiam ter sido melhores.
Atum Sambal Oelek
Com este primeiro prato finalizado na mesa com óleo de coco quente, percebemos a influência asiática no processo de criação. O Atum em jeito de tataki estava temperado com sambal oelek (condimento de malaguetas típico do Sri Lanka e Sudoeste Asiático), combinado com coentros, manjericão e cebola roxa. O contraste do óleo quente com a textura fresca do atum e das ervas criou uma boa simbiose de sabores e texturas na boca. Muito elegante!
Tártaro de Cabra de leque, parmesão, noz e molho ponzu
Cabra de leque é a famosa gazela de pequeno porte que serve de imagem à seleção Sul Africana de Rugby. Prato muito bem apresentado e muito bem conseguido, com vários elementos e texturas, mas com a carne a manter-se como destaque principal.
Couve flor tandoori
O prato vegetariano é um mergulho na Índia, onde não faltou o sambal, o masala, o arroz jasmim, o coco e o chutney. Mais uma vez um excelente contraste de sabores e texturas que resultou num prato vegetariano que não me importaria nada de degustar várias vezes.
Bochecha de Porco crocante, endívia, gorgonzola e mel
Um prato de assinatura do chef que nos conquista rapidamente, o jogo de texturas e a apresentação segue a mesma linha dos pratos anteriores, aqui com o contraste do queijo, com a vinagrete de mel e as nozes pecan a funcionar muito bem com a gordura do porco e o lado amargo da endívia.
Batatas assadas em gordura de pato
Como acompanhamento pediu-se umas batatas assadas, mas na realidade este “simples” prato foi talvez o mais surpreendente. Textura e sabor, muito sabor, fizeram destas as melhores batatas que provei em muito, muito tempo!
Simples e bem executados cocktails, aqui com a versão de um Clover club
Pêssego, ricotta, gelado de pinhão, pão de ló e mel infusionado com hortelã, tomilho e limão
Uma sobremesa leve e delicada, muito bem conseguida na combinação de sabores, com destaque mais uma vez para a excelente ricotta e o ponto do fruto. Um belíssimo final!
O serviço não podia ter decorrido de melhor forma, sentados ao balcão, não faltaram temas de conversa com a equipa de bar, sempre prestáveis e com a resposta na ponta da língua para as diversas questões sobre os pratos.
Considerações Finais
Apesar do selo de garantia dos seus proprietários confesso que não cheguei ao The Shortmarket Club com as maiores expectativas, no entanto, as surpresas foram-se sucedendo desde a porta (chegamos antes de abrirem e sem reserva e garantiram-nos logo ali que nos conseguiriam dois lugares no bar), à decoração, passando pela atenção da equipa e acabando como é óbvio na proposta gastronómica. Esta última com o cozinheiro a apresentar um conceito próximo da cozinha de bistrô, com simplicidade, conforto e sabor mas com uma influência bem vincada dos sabores asiáticos, da frescura, ervas, especiarias e muitas texturas.
Uma agradável surpresa no coração da Cidade do Cabo, que se revela o espaço certo para uma refeição de fine dining um pouco mais informal, num ambiente único e cosmopolita!
The Shortmarket Club
Preço médio: 50€ sem vinhos
88 Shortmarket Street – Cidade do Cabo
+27 021 447 28 74
info@theshortmarketclub.co.za
Fotos: Flavors & Senses
2 Trackbacks
[…] « The Shortmarket Club […]
[…] Up and down the hill, a lot of green and a blue horizon melting with the blue sky, is the path to The Roundhouse, former hunting house of Lord Charles Somerset, former governor of the cape, and also a hotel, tea room, and some other activities… nowadays it hosts the new restaurant of Luke Dale-Roberts, the successful chef and businessman who dominates the restaurant scene of Cape Town (you can read more about Luke – here). […]