Hotel des Balances

Localizado na cidade encantada de Lucerna na Suíça, o Hotel des Balances é um Boutique hotel de quatro estrelas que bem poderia ser classificado com cinco!

Situado na mágica cidade velha, a sensação que nos dá é a de entrar numa outra época, inicialmente uma época medieval mas depois identificamos rapidamente características bem cosmopolitas e boémias, ou não fosse o seu restaurante um dos mais trendys e elegantes de Lucerna, com um bar e terraço únicos e com uma vista privilegiada sobre o rio.

As raízes do hotel, ou pelo menos da região onde se situa, remontam ao século XIII, idealmente situado entre o mercado de peixe e o mercado de vinho, uma zona que sempre foi considerada nobre e que hoje mantém esse estatuto, sendo a sua vista sobre o lago o cartão de visita da cidade.

Mas, a vida do Hotel des Balances inicia-se a 1837 e evolui como um dos hotéis mais emblemáticos da cidade pelas mãos dos hoteleiros Jean Haecky e Fritz Rindlisbacher.

Primeira Impressão
Começamos a nossa visita à Suíça pela pequena cidade de Lucerna, e mal chegamos fomos em direção ao hotel. Eu sabia que se situava junto ao rio Reuss, e que as vistas eram deslumbrantes, mas nunca pensei que a nossa estadia pudesse ser tão incrível como foi!

Mal vi o hotel ao longe percebi as bonitas varandas que permitiam observar o rio, mesmo em frente via-se a Igreja Jesuíta na outra margem, do lado esquerdo a KapellBrücke e do lado direito a SpreurerBrücke, ou seja, alguns dos ex libris da cidade!

As suas varandas pitorescas, o seu aspecto requintado e elegante e a junção com o rio quase me fizeram lembrar alguns dos palácios de Veneza.

Fomos caminhando em direção ao hotel, e apercebemo-nos da azáfama do seu restaurante.

 A emblemática fachada do Hotel

E ao contornarmos o hotel, para poder entrar nele, deparamo-nos com uma das mais bonitas fachadas da cidade. Esta demonstra o estilo do famoso artista suíço Hans Holbein, e ninguém lhe consegue ficar indiferente.

Entramos e fomos recebidos com eficácia e sorrisos sinceros.

A receção faz lembrar os anos 20 e a Belle Époque, e a sala que se mostrava à nossa frente estava decorada com simplicidade e elegância para a época que se celebrava, a natalícia. Um ambiente bem cosy, devo dizer. Estava portanto perante um Boutique Hotel, com todo o conforto e aconchego que eu adoro neste tipo de hotéis.

O nosso check in foi imediato e aqui foi-nos oferecido um vale para um cocktail no bar e um pass gratuito para os transportes públicos, o que facilita a nossa deslocação ao longo da cidade.

Quartos
Aqui contam-se 56 e são de vários tipos, Single Room, Double Room, Junior Suite, Suites, e Romantic Suite (especialmente idealizada com pormenores para enaltecer qualquer lua de mel!).

Ficamos numa Junior Suite, constituída por uma pequena sala de estar bastante confortável, um quarto de banho com um maravilhoso kit de produtos L’occitane, e um quarto decorado elegantemente. As cores sóbrias e neutras mais os apontamentos dourados trouxerem o conforto e simplicidade certos ao quarto.

Mas o verdadeiro ex libris deste quarto é a sua varanda e a vista deslumbrante que se tem dela. O rio Reuss tornou-se o nosso confidente e os Alpes suíços cobertos por neve o nosso mais perfeito horizonte.

À disposição no quarto estavam chá e café e, para nos mimar um pouco, o Hotel des Balances decidiu mostrar porque a hospitalidade Suíça é a mais completa de todas – presenteando-nos com uma garrafa de Veuve Clicquot, fruta e chocolates. E que belo momento de ócio tivemos nós na varanda do hotel! A recordar, sem dúvida!

Pena a má insonorizarão do quarto, caso contrário teria sido um estadia incrível, principalmente porque falamos dum quatro estrelas e não dum cinco.

Restaurantes
Dentro do mesmo espaço encontramos o Restaurant Balances (galardoado com 14 pontos no guia Gault-Millaut), o Bar Lounge e o Terrace. Considerado um dos melhores espaços da cidade, e provavelmente o mais Trendy de todos, aqui o ambiente é cosmopolita, com um toque boémio e de constante festa, mas com toda a descontração necessária para nos sentirmos bem.

Um local extremamente elegante, à semelhança de todo o hotel, com um terraço de cortar a respiração, e onde se encontram diariamente os amigos de todos os cantos de Lucerna.

Pudemos desfrutar dum jantar bem farto, e saboroso, com um ambiente constante de vai-e-vem de turistas e locais.

Do jantar destaque para um contrastante dumpling de Beterraba com salmão  e rábano picante, num bom contraste de sabores terra/mar e frescura.

 Dumpling de Beterraba

Robalo, emulsão de salsa e risotto de abóbora com arandos e bacon

Houve ainda tempo para um Robalo de cocção irrepreensível, uma ótima selecção de queijos afinados e uma excelente sobremesa que combinava Chocolate com yuzu e avelã.

 Chocolate, Yuzu e avelã

Após o jantar passamos para o bar, acompanhados de amigos portugueses numa feliz coincidência de encontros, onde assistimos a um momento incrível em jeito de Piano Batlle! Um tipo de animação que se mostrou ser já habitual nas noites do bar.

No bar e Lounge é também possível degustar uma refeição acompanhada de vinho.

Quanto ao pequeno-almoço podemos tomá-lo no restaurante, à semelhança das restantes refeições do dia, mas nós optamos por tomá-lo na sala junto à receção. Aqui num ambiente mais intimista, com uma decoração mais natalícia e com uma panóplia de sumos de fruta que embelezavam a sala como uma verdadeira paleta de cores. Um excelente pequeno almoço!

Serviços
Além dos habituais serviços, como serviço de quartos, Wi-Fi, lavandaria e concierge, o Hotel des Balances possui também outros serviços para os seus hóspedes.

Pode dizer-se que a localização é talvez das melhores da cidade, o que facilita a visita de quem viaja a lazer mas também de quem viaja a trabalho ou vai simplesmente assistir a um congresso.

Falando em trabalho, o hotel disponibiliza três salas capazes de receber quer conferências, quer eventos ou celebrações, sendo que duas das salas se podem unir e transformar num salão.

Para quem gosta de personalizar a sua estadia basta falar com o concierge e um plano será preparado ao nosso gosto, desde visita a museus, um dia de compras, assistir a um espectáculo, ou fazer uma viagem de barco a outras vilas próximas de Lucerne.

Atendimento
A hospitalidade Suíça transforma qualquer simples estadia num momento de perfeita harmonia, e isso é notório no Hotel des Balances.

A equipa é jovem, simpática e atenta aos pormenores.

O ambiente é elegante mas descontraído e como se trata dum hotel relativamente pequeno há aquela sensação cosy de que estamos um nossa casa.

Senti-me tão bem recebida e tão mimada (e não, não digo isto só porque me conquistaram com o Veuve Clicquot!!!).

O Hotel des Balances é um daqueles casos em que percebemos que alguns hotéis de quatro estrelas são melhores que alguns de cinco!

Situado numa das cidades mais bonitas e pitorescas da Suíça consegue fazer com que nos sintamos especiais.

É um local com história, com um ambiente mágico e ao mesmo tempo cosmopolita e trendy.

É um hotel de onde saímos já com vontade de regressar!

Hotel Des Balances 
Quartos a partir de 150€
Weinmarkt, CH-6004 – Lucerna
+41 414 182 828 
info@balances.ch

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

This entry was posted in Hotéis and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*