Lausanne Palace

A imponência dum palácio da Belle Epoque, a singularidade duma vista privilegiada, e o expoente máximo na arte de receber fazem do Lausanne Palace um dos melhores hotéis da Suíça.

Situado bem no coração da cidade de Lausanne, com o cunho do The Leading Hotels of the World, o Lausanne Palace foi das melhores experiências que já tive num hotel.


Um palácio que testemunhou a beleza e boémia dos anos 20, manteve, desde junho de 1915, sempre a mesma premissa – a hospitalidade Suíça, com a felicidade e o conforto dos seus hóspedes como objetivo primordial.

Desde final de 2016 com Ivan Rivier no comando, o Lausanne Palace representa na perfeição o sucesso da hotelaria de luxo, em que o Savoir-être e o Savoir-faire são os grandes pilares da hospitalidade.

Chegamos ao hotel depois de uma bela viagem de comboio desde Lucerna (ver),  e como a estação central ficava a menos de 500m do hotel fizemos esse percurso a pé.

Primeira impressão

Mal chegamos ao hotel e olhamos a sua fachada, conseguimos recuar no tempo e imaginar-nos como parte integrante de uma qualquer história cheia de glamour da Belle Epoque. As varandas cobertas com um toldo vermelho dão-lhe uma elegância típica dos palácios parisienses.

O hotel está rodeado quer pela cidade quer pelo lago de Genebra e os Alpes.

Entramos e fomos logo recebidos com o tão delicado “Bonjour Madamme”!


O lobby é enorme e à nossa frente apresenta-se logo um dos bares do hotel, repleto de hóspedes na sua combinação típica de relaxamento e azáfama.


Estamos perante o Bar 1915, num ambiente que consegue ser intimista mesmo estando num espaço totalmente aberto. Encontra-se elegantemente rodeado de flores, e decorado com cores sóbrias que lhe conferem uma atmosfera de conforto.


Dá vontade de o experimentar mesmo antes de fazer o check in!
Fomos encaminhados à receção, à nossa esquerda, e recebidos pela equipa que tratou do nesse check in sem demoras.

A receção em mármore com tetos altos, candeeiros em cristal e colunas neo clássicas segue a mesma imponência presente na fachada do hotel.

Quartos
Contam-se 140, incluindo 30 Suites e Junior Suites.
Ficamos numa Suite Lake View. De longe, dos melhores quartos onde já estive!


Uns generosos (cerca de) 100m2, distribuídos por uma sala de estar com um ambiente de conforto com cores sóbrias, um quarto elegante, que inspirava relaxamento e luxo, dois quartos de banho, um mais pequeno com duche, e outro maior com banheira, e por fim, mas mais importante, duas varandas com uma das melhores vistas de sempre, o Lago de Genebra e os magnificentes Alpes. Estes últimos, cobertos de neve, numa combinação mágica com o sol que se fazia sentir nesse dia.


Foi aqui que relaxamos parte dessa tarde, com um cenário de sonho, acompanhados com os chocolates, as frutas e o café e chá que tínhamos à disposição no quarto.


A aromatizar a nossa tarde estava um conjunto de rosas vermelhas com uma carta de boas vindas.

A atmosfera que se fazia sentir era perfeita – de conforto, de elegância, e de família, como se aquilo fosse a nossa casa (que bem podia ser!).


Além de internet gratuita, aqui também o conteúdo do minibar é gratuito, com sumos, bebidas não alcoólicas e alguns snacks.

A casa de banho tem os luxuosos produtos da renomada marca inglesa Penhaligon’s.

O quarto é extremamente funcional, e controla-se basicamente tudo a partir da cama.

Relativamente a esta, infelizmente, para mim, apostaram na firmeza do colchão e não na envolvência, como eu tanto gosto!

Nessa noite, ainda chegou ao quarto uma garrafa de Champagne Deutz, alguns snacks e mais uma rosa! E foi nesse momento que tivemos a certeza que não há hospitalidade como a hospitalidade Suíça.


São inigualáveis na arte de receber! (E, felizmente, descobriram a minha perdição por “bolhas”!)

Restaurantes e Bares

Um dos ex libris do hotel, pois contam-se variadíssimos espaços e de qualidade elevada.
O Bar 1915, que já vos falei, é o centro do hotel, onde se encontram hóspedes e locais quer para pequenos almoços diferentes, quer para cocktails ao longo do dia, quer para reuniões de negócios com um cunho mais interessante.
Além deste contam-se mais três bares.


O LP’s Bar, com uma atmosfera muito ao estilo urban-chic.
Basicamente um local, em Lausanne, onde todos vão para ver e ser vistos!

Com uma decoração conjugada entre o moderno e o colonial, está preparado para realizar os nossos desejos desde manhã até de madrugada! O terraço panorâmico enfeitiça quem por lá decide ficar a relaxar.

À noite o bar transforma-se num local boémio onde tudo pode acontecer, com música ao vivo de terça a sábado.


Neste bar há uma sala muito especial, a famosa Sala Krug, um espaço intimista, que conjuga dois dos maiores prazeres que o comum mortal pode alcançar, livros e vinhos – muito particularmente uma selecção dos melhores Champagnes da Krug!


Outro espaço de grande interesse para os apreciadores é o Habana Bar, que como o próprio nome indica, é um espaço para os amantes de tabaco, não um qualquer, mas sim os tão afamados cubanos! Digamos que é um local para gostos bem peculiares!

Com uma decoração que anda entre a elegância da Madeira e o brilho das peles, este bar é um espaço com personalidade.

E para terminarmos os bares, temos um bem diferente dos anteriores, um Vegan Bar, o Yogi Booster, o primeiro restaurante vegetariano e orgânico de Lausanne com uma série de menus com alimentos saudáveis e naturais e uma cozinha desintoxicante.

Esta experiência gastronómica pode ser realizada em conjunto com os tratamentos detox do spa do hotel.

Mas, falemos agora de restaurantes. Contam-se quatro, um deles com estrela Michelin!

Dos quatro espaços a escolha é variada e com opções para vários gostos: o Sushi Zen Palace, um japonês tradicional para os amantes deste tipo de gastronomia; o Côté Jardin, famoso pelo Brunch, com os seus sabores mediterrâneos e que serve todas refeições do dia, onde tivemos oportunidade de tomar um excelente pequeno almoço com os Alpes como cenário; a Brasserie du Gran Chéne, no seu estilo típico parisiense, que nos remonta ao passado com a elegância das Brasseries parisienses e os sabores da grande gastronomia francesa. Um dos ex libris é o seu Bar de Ostras.

E por fim, o aclamado e estrelado La Table D’Edgard, a cargo de Edgard Bovier, uma das principais referências gastronómicas da cidade e da região, que combina a alta cozinha com as mais bonitas vistas da cidade.

Serviços
O Lausanne Palace é um hotel de luxo preparado para satisfazer toda e qualquer necessidade dos seus hóspedes.

Equipado com cinco salas para eventos e comemorações, está preparado para receber centenas de pessoas, sem nunca descurar o serviço de excelência. Mas, se o foco são os negócios, também neste âmbito o hotel esta um passo à frente, com as suas oito salas devidamente equipadas com a mais alta tecnologia para receber dezenas de pessoas.


Se, como eu, o foco é o relaxamento, o CBE Concept Spa é o local perfeito. Constituído por piscina interior aquecida, jacuzzi, duas áreas (feminina e masculina) de banho turco, sauna, e jacuzzi, salas de tratamento, e o melhor ginásio que já vi num hotel.

Nada, mesmo nada, é deixado ao acaso e a sensação de bem estar e plenitude é uma constante neste espaço.

Além destes, o hotel tem todos os serviços típicos dum hotel de luxo, e mais algum que possa ser necessário a algum hóspede mais exigente. Basta contactar o Concierge ou qualquer membro da equipa.

Da minha estadia fica saudade, fica gratidão e fica, essencialmente, deslumbramento. Como pode um hotel centenário ser tão intemporal, ser tão tradicional e ao mesmo tempo tão cosmopolita, ser tão genuíno e tão atento com os seus hóspedes quando tem dimensões de palácio, ser tão autêntico e tão exímio na arte de receber?

Mas sim, um hotel pode ser tudo isto!

E desta estadia levo, acima de tudo, Autenticidade e Hospitalidade.

Até breve Lausanne Palace!

Lausanne Palace
Quartos a partir de 270€
Rue du Grand-Chêne 7 – Lausanne
+41 21 331 31 31
info@lausanne-palace.ch

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

This entry was posted in Hotéis and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*