One Aldwych London

Como sabem, eu adoro voltar onde já fui feliz, pelo que aliei essa ideia a uma boa desculpa, a abertura do restaurante Eneko at One Aldwych o ano passado, do aclamado chef Basco Eneko Atxa (*** Michelin), para regressar ao Hotel One Aldwych em Londres (ver artigo de 2015), bem no coração de Covent Garden.

Voltar a Londres é sempre um prazer, com ou sem Brexit, esta cidade continua a ser uma das minhas preferidas, e Covent Garden uma das minhas regiões de eleição, com a sua atmosfera de elegância despretensiosa e repleta de cultura.

O mote deste regresso foi efetivamente o Restaurante Eneko at One Aldwych, no entanto, a estadia no hotel merece mais uma vez um destaque especial. A imponência do hotel mantém-se inalterada, olhá-lo de fora é sentir a altivez de outra época.

Mal entramos tornei a sentir aquela azáfama vibrante e tipicamente boémia que só se sente nos bares de Londres, e que eu adoro!

Estava mais uma vez no ambiente do The Lobby Bar comandado pelo brilhante (e português!) Pedro Paulo – que por estes dias apresenta a sua nova carta de cocktails e sobre a qual falaremos mais à frente.


Dirigimo-nos à receção e fomos recebidos com um maravilhoso “Bom Dia”! Sim, o hotel está repleto de “boa gente” portuguesa!

O nosso quarto estava a ser preparado e então deixaram-nos entregues (e muito bem) às mãos do Pedro, no The Lobby Bar, fazendo com que a nossa chegada a Londres fosse um mergulho nas ótimas “bolhas”  Perrier-Jouet, enquanto pomos a conversa em dia.

The Lobby Bar

Neste preciso momento e olhando à minha volta relembro na perfeição porque me apaixonei pelo One Aldwych naquela primeira vez… a arte está bem presente em todos os espaços, numa atmosfera cosmopolita mas sem perder a identidade, numa azáfama de  comportamento boémio mas sem perder o conforto.

Entretanto, e após este agradável momento de ócio na companhia do Pedro, lá fomos encaminhados ao nosso quarto.

Os quartos no One Aldwych nunca desiludem, conforto e contemporaneidade são palavras de ordem, e a arte de bem receber está sempre presente em pequenos detalhes, seja na fruta fresca reposta diariamente, seja nos biscoitos que nos aguardavam no primeiro dia, seja nas frescas flores que harmonizavam ainda mais o ambiente do quarto.

A cama, ai…as camas deste hotel continuam a ser uma das mais confortáveis e funcionais que já experimentei!

The Lobby Bar

No que diz respeito a espaços gastronómicos, o One Aldwych não poderia estar melhor representado. Comecemos pelo restaurante Indigo, um espaço elegante mas informal que prima pela sua cozinha livre de glúten, onde em 2015 tivemos uma agradável refeição e onde desta vez pudemos (novamente) tomar um excelente pequeno-almoço, em modo à La Carte – com tudo a ser preparado a preceito e a chegar à mesa no momento certo.

Restaurante Indigo 

 Os clássicos Eggs Royale

Por sua vez, o The Lobby Bar mantém-se no topo das minhas preferências de todos os espaços do hotel, um ambiente cosmopolita, dinâmico e repleto de glamour.

Pedro Paulo

Aqui provei alguns dos melhores cocktails de sempre, pelas mãos do Pedro Paulo. Neste local servem-se também refeições leves ao longo do dia, e ainda um dos mais exuberantes Chá das Cinco de Londres!
Imaginem-se personagens do clássico conto de Roald Dahl, Charlie and The Chocolate Factory, e sintam-se presenteados pelos doces de Willie Wonka, porque é tudo isto que se lembrarão quando estiverem perante este chá das cinco do One Aldwych.

Este chá pode também ser servido privativamente numa das salas designadas para esse efeito, num total de 12 a 30 pessoas.

Durante a nossa visita, Pedro Paulo e a sua equipa estavam a últimar as preparações da nova carta de cocktails, que prometia ser a mais arrojada de sempre, e uma das que iria fazer correr mais tinta nas revistas londrinas da especialidade. Pudemos provar o clássico Old Fashioned preparado na mesa com auxílio de um elegante Trolley desenhado por Pedro, que promete fazer as delícias dos clientes e das suas câmaras – Em breve iremos mostrar-vos a preparação deste drink clássico.

(P.S. A carta viu a luz do dia recentemente, e a crítica inglesa já se rendeu aos novos preparos e conceitos duma carta inspirada nos teatros londrinos, dividida em Comédias, Sátiras e Dramas, onde os cocktails se baseiam em várias das famosas peças da cidade. Destaque ainda para um cocktail que promete uma viagem à origem do cocktail com direito a uma incursão pelo mundo da realidade virtual).

Por fim, temos como espaço gastronómico aquele que nos fez regressar, o restaurante Eneko at One Aldwych do consagrado Eneko Atxa´s, chef do Azurmendi Restaurant (***Michelin). Assim, neste seu Eneko em Londres podemos encontrar nas suas criações esta inspiração na tradição basca, mas, sobre isso fala-vos o João, noutra publicação.

Uma Pescada perfeita, em jeito de Fish & Chips no Eneko at One Aldwych

Mas como um bom hotel não se faz só de locais de gastronomia, vamos ao espaços de lazer e relaxamento.
Como vos havia dito no artigo anterior sobre o hotel, este possui serviços que conseguem suprir as necessidades de todos os hóspedes, começando pelo simples facto da sua perfeita localização.

Covent Garden é das regiões mais bonitas da cidade, e onde se localizam algumas das galerias e teatros mais importantes de Londres, nomeadamente o Lyceum Theater, que fica mesmo ao lado do One Aldwych, com a exibição do Lion King (que ainda não foi desta que vimos, infelizmente, mas que nos dá mais uma desculpa para voltarmos!).

Além da região, o hotel diferencia-se também pelo excelente complexo de spa que possui, com aquela piscina fabulosa da qual nunca me esqueci, com música debaixo de água, além de salas de tratamentos, circuito de banhos e um excelente ginásio (sim, porque eu agora sou cliente assídua deste tipo de locais!).

The Lounge 

Outro espaço que me fascinou no One Aldwych, e do qual não tinha qualquer noção aquando da nossa primeira estadia, foi o Lounge, que se situa mesmo à entrada do hotel com uma passagem quase secreta, um local bastante semelhante a um refúgio pessoal, onde o silêncio e a calma imperam, ao contrário do The Lobby Bar. É bastante interessante verificar esta dualidade de conceitos, dois espaços com ambientes totalmente opostos e com uma distância tão próxima entre eles.


Esta sala segue a linha do restante hotel, uma atmosfera de luxo contemporâneo, com atenção aos detalhes dados pelas peças de arte e pela presença constante das flores. Aqui encontram-se obras de arte com inspiração na história do hotel, quando este serviu de sede de diferentes jornais.


Um dos espaços mais relaxantes e bonitos do hotel.

Os momentos no One Aldwych, neste fim de semana prolongado em Londres, foram passados duma forma perfeita, seja pela felicidade em regressar onde já se foi feliz, seja pela descoberta de novos lugares, como foi o caso da nossa experiência no restaurante Eneko, seja pela redescoberta de locais que nos fazem gostar ainda mais deste hotel, como o The Lobby Bar ou o Lounge, seja pela equipa que desta vez foi ainda mais exímia no atendimento.


Sem dúvida, um dos meus locais de preferência na cidade, mesmo que não se hospedem no hotel, não percam uma oportunidade de o conhecer, entrem simplesmente para um cocktail no The Lobby Bar, e conheçam um dos mais importantes barmans de Londres, experimentem a sensação de fazer parte duma fantasia de doces com o memorável Chá das Cinco, ou reservem uma mesa no cosmopolita Eneko at One Aldwych, mas de forma alguma percam a possibilidade de conhecer um dos melhores hotéis de Londres, não se irão arrepender!

Mais uma vez te digo: “Até breve One Aldwych!”

One Aldwych
Quartos a partir de 390€
1 Aldwych – Londres
+44 (0)20 7300 1000

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

Nota
Estivemos no One Aldwych a convite do Hotel, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.

This entry was posted in Hotéis and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*