Mousse de Chocolate com Ginja de Óbidos

Ferran Adriá (El Bulli) é sem dúvida o rosto e a mão da famosa “cozinha molecular”, contudo, se este é a mão, Hervé This será certamente o pai de uma série de combinações químicas que resultaram nas famosas esferificações, e nos ovos a 65º C por exemplo. Apesar de toda a controvérsia que este tipo de trabalho na cozinha lança, com chefs de um lado e outros noutro completamente oposto, considero deveras interessante este trabalho. Pode não ser uma cozinha para todos os dias, pode não ser de fácil execução em casa, mas é certamente uma grande mais valia nesta constante evolução da civilização.

Outro famoso chef a utilizar este tipo de técnica é Heston Blumenthal, o seu trabalho no Fat Duck relançou a cozinha britânica para o top das listas de restauração, por sinal com todo o mérito. Heston apresentou uma série de programas de televisão relacionados com a investigação e a incansável busca por detrás de cada receita, foi assim que conheci este chantilly ou mousse de chocolate criado por Hervé This (vídeo).

Toda a vida aprendemos que água e chocolate não se misturam (recordo apenas de o fazer para o brilho de chocolate para bolos), pois a evolução dos tempos combinou-os e criou uma aveludada mousse de intenso sabor a chocolate.

Mousse de Chocolate com Ginja de Óbidos

270 ml de água
350 gr de Chocolate negro (70%) de boa qualidade, recomendo Valhrona Guanaja
20 ml de ginja de Óbidos

Partir finamente o chocolate e levar ao lume junto com a água. Mexer até derreter.
Colocar a mistura dentro de uma taça sobre um recipiente com gelo.
Emulsionar com a batedeira ou um fouet, quando o creme engrossar até formar um chantilly, juntar a ginga e bater durante mais algum tempo.
Reservar no frio e servir em pequenas doses.

Nota
O chocolate deve ser mesmo de boa qualidade, isto porque é o grande sabor do conjunto. Recomendo vivamente o chocolate Valhrona mas face ao preço podem optar por um Lindt (70%), por exemplo.
A receita original não leva nenhum licor, apenas o faço para dar outras notas de sabor ao conjunto.
Esta mousse é indicada acima de tudo para fanáticos por chocolate negro, para o servir à maioria das pessoas, optem por servir pequenas quantidades acompanhadas de gelados e fruta.

Adaptado de Heston Blumenthal com base em Hervé This

.

This entry was posted in Sobremesas and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Comment

  1. Posted Junho 25, 2011 at 7:21 pm | Permalink

    Hervé This muito bom tenho um livro dele e adoro! Essa mousse tá apetecivel

One Trackback

  • By Sorbet de Morango e Laranja on Julho 30, 2011 at 3:10 pm

    […] (para 4 pessoas) 2 Laranja 200 gr de morangos 4 quenelles de mousse de chocolate rápida (ver receita) – (não necessita usar a ginja para esta […]

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*