Londres – Artesian

Artesian - 4 O Artesian Bar do Hotel The Langham em Londres

Os Bares e os cocktails têm desempenhado um papel importante nas nossas últimas viagens, de Bangkok a Praga, e Londres não poderia ser exceção. A cidade é morada de alguns dos principais bares mundiais, e muito em particular do bar que há 4 anos consecutivos é eleito o melhor bar do mundo, o Artesian do hotel The Langham.

O The Langham hoje dispensa apresentações, estando nos olhos do mundo por ser a casa onde o famoso e “arranjadinho” Bradley Cooper assenta o seu restaurante “Adam at The Langham” em busca das 3 estrelas Michelin! Ficções à parte, foi o Artesian que nos fez visitá-lo, e ainda bem.

O bar foi totalmente redesenhado pelo aclamado arquiteto londrino David Collins, com base nos sonhos e “delírios” de Alex Kratena e Simone Caporale, os Head Bartenders do Artesian nestes últimos anos. A decoração arrojada em tons de violeta e azul e peças dignas de joalharia servem de palco para um espectáculo único.

Artesian - 9

Na sua última carta (Kratena e Caporale deixaram o Artesian no final de 2015) o tema foi o Surrealismo, e isso reflete-se nos copos únicos em que os cocktails são servidos, alguns deles verdadeiras obras de arte criadas em exclusivo para Alex Kratena, que sempre deu ao copo uma importância única, considerando-o como um meio para comunicar com o cliente e não só como um mero recipiente da bebida.

 Na sala, e tendo em conta que o visitamos ao final da tarde, respira-se o espírito cosmopolita da cidade, o luxo e um bulício muito próprio, entre boa música, gente elegante e um serviço ímpar.

Artesian - 8 Chameleon Cristals #feelingamazing 

Começamos os rounds de cocktails com o Chameleon Cristals, uma caixa surpresa, em que deve ser pedido um desejo antes de a abrir e se soltar uma luz intensa e o fumo que nos transportam imediatamente para outro mundo. A bebida à base de Tanqueray nº10, Pisco, lima, chili e soja é impressionante na frescura e no balanço dos componentes, criando um conjunto harmonioso e irrepreensível.

A acompanhar um menos exuberante You’re So Gangsta, apresentado num elegante flute, e feito com Vodka Grey Goose, Yuzu, lichia, ginseng e rosa. Uma bebida que nos transporta para o Oriente, cheio de elegância e mestria.

Artesian - 10 You’re So Gangsta (#Feelinglikeaboss)

A acompanhar os cocktails não faltaram os petiscos do menu SNAX, uma pequena lista de aperitivos criada pelo chef  Chris King com consultoria do famoso Michel Roux Jr., para proporcionar uma refeição leve enquanto as bebidas brilham. Provamos um ótimo Camarão com panko, coco e abacate , uns pequenos “cornetos” com Tártaro de atum, tomate, manjericão e pinhões , num conjunto fresco que acompanhou muito bem este primeiro round de bebidas.

Artesian - 2Tártaro de atum, tomate, manjericão e pinhões

Seguiram-se mais cocktails e mais apresentações impressionantes, como o Anti Hero, uma bebida de sabores mais fortes que as primeiras, feita com Don Julio Reposado, muscat, toranja e fumo. Brilhantemente apresentado numa espécie de legos em forma de elefante. Uma bebida para quem gosta de emoções fortes.

Artesian - 5Anti Hero #Fellinglikearockstar

Para terminar as bebidas, o Always print the Myth, mais um cocktail cheio de frescura graças à combinação de Hendricks com pepino, aquavit, sherry e cedro. Um grande, grande final.

Artesian - 6Always print the Myth #Feelingwitty 

Para degustar, um delicado Hummus com sumac (especiaria), um Misto de charcutaria e uns pequenos Arancinis de cogumelos. Bons petiscos, que sem um brilho singular acompanharam bem as estrelas da noite.

Artesian - 7

Nota ainda para a qualidade do serviço, de sorriso no rosto, cheio de conhecimento, bons conselhos depois de ouvir os  gostos dos clientes e grande eficiência numa sala cheia. Digno de causar inveja em muitos dos restaurantes Michelin da cidade.

Em suma, visitar o Artesian é como esperar o inesperado, entrar numa outra dimensão de diversão, luxo e glamour, que nos mostra o melhor que Londres tem para oferecer.

Um mundo único que merece uma visita obrigatória!

A partir de 2016 o responsável pelo Bar será Phillip “Pip” Hansen, que terá a responsabilidade de manter o Artesian na sua linha vencedora.

Artesian – The Langham London
Cocktails a parti de £17
The Langham Hotel – 1c Portland Place, Regent Street – Londres

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses e The Langham Hotel London

Nota
Estivemos no Artesian a convite do Hotel The Langham, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.

This entry was posted in Inglaterra and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • By Artesian Bar on Janeiro 30, 2016 at 9:03 pm

    […] Versão Portuguesa […]

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*