Essência do Gourmet 2012

Decorreu entre 23 a 25 de Novembro mais uma edição do Essência do Gourmet, no Porto, organizado pela Essência do Vinho em parceria com a Associação Comercial do Porto que cede o magistral edifício do Palácio da Bolsa. Depois do grande sucesso da edição de 2011, o evento mantêm o seu cariz interactivo, de proximidade entre produtores, chefes e simples apreciadores.

Na edição deste ano  lamentavelmente e sem saber os motivos,  a crise pode ser  motivo para tudo, existiam menos stands de Marcas/lojas de utensílios, a ausência de lojas como a César Castro ou Tescoma faz-se sentir. Também ao nível de produtores a diminuição é visível, quase todos repetentes, com uma outra nova empresa, onde destaco claramente a Origem Transmontana, pela ideia/conceito e claro pelas minhas origens. Foi bom rever cuscos, licor de folha de figueira ou queijo terrincho.

O Mercado Gourmet

Entre os restantes stands do mercado, o meu destaque vai para 3 produtos bem distintos, as conservas da Minerva, pela sua qualidade, pelos seus produtos e por serem parte fundamental da minha dispensa desde há muito tempo, no evento a sua grande vantagem estava nos preços bem mais interessantes que os das grandes superfícies. Também o stand da Osborne merece destaque, ou não estivesse em “exibição” o famoso jamón de Jabugo da Cinco Jotas, representado pela marca. Nos vinhos, o destaque vai para a Esporão,  mais pela Teresa Gomes da WineSolutions que todos os anos é responsável pela venda da marca na Essência do Gourmet. Mais do que encher o copo, vale a pena ouvir a senhora.

Cocktail Bar

Um dos espaços mais concorridos do evento era o balcão de cocktails, elaborados tendo como base os mais variados vinhos. Ao decrescer em patrocinadores e parceiros/diminuiu também o número de cozinhas e dos seus cursos, por lá passaram, o concorrido Chakall, André Lopes, Tiago Coelhoso, Vitor Sobral, Paulo Morais , Igor Martinho, Francisco Ferreira, Luís Américo e  Arnaldo Azevedo. Na edição deste ano a cozinha dos blogs também teve direito a marcar presença com Luísa Guinoulhiac do Facebook No mundo de Luísa e Sofia Salvador do Pontos de Açúcar.

Luísa Guinoulhiac a preparar porc au vin

Com a gestão das aulas de culinária a ser feita de forma menos rigorosa que em edições anteriores, foi possível circular pelas várias aulas e captando algumas coisas mais ou menos interessantes. Sem haver espaço para grandes descobertas ou inovações estas aulas funcionam como um meio de interacção entre os chefes e o público tendo como objectivo pôr este último a cozinhar no evento e em casa.

Nas afluentes aulas de Paulo Morais, era possível aprender as bases do sushi e um “faça você mesmo” de rolos e temakis, bem mais informativo e menos dispendioso que alguns ditos workshops sobre o assunto.

Paulo Morais

Passamos também pela cozinha de Arnaldo Azevedo do Hotel Teatro, que me deixou com curiosidade sobre o que se estará a preparar no restaurante Palco, que passou a figurar da lista de espaços a visitar. Aqui preparou-se um óptimo polvo em vinho tinto, casado com o par cada vez mais usual, a batata doce e uns legumes baby cozinhados como manda o livro.

Arnaldo Azevedo

Também Luís Américo dos restaurantes Mesa, Mercado e Forneria São Pedro se apresentou bem terra à terra, fugindo da cozinha do Mesa para a dos seus outros espaços, mais simples, mas com sabor e interesse e apresentou, uma espécie de de ravioli de tomate e manjericão com sardinha de conserva (minerva?) onde a massa era substituída por finas fatias de pão de forma, que depois seriam cobertas com panko e fritas. Simples, e de fácil execução, o chef conseguiu criar um excelente clima com o público.

Luís Américo

Houve ainda tempo e espaço para um momento fantástico, onde se pode aprender a fatiar correctamente um presunto, e só Deus sabe como isso é preciso por cá, onde um cortador de jamón, elucidou os ouvintes sobre a forma correcta de corte, as técnicas, e sobre todo o processo de criação de um presunto ibérico, neste caso o fantástico 5 Jotas.

Presunto 5 Jotas

Nos restaurantes com espaços para degustação,  a presença dos repetentes Goshó, Pedro Lemos e Ferrugem, com o seu já clássico Pastel de Nata de Bacalhau, e do Paparico, o restaurante de Sérgio Cambas que tem conquistado portuenses e estrangeiros sendo hoje uma das casas com maior destaque da cidade. Os pequenos pratos apresentados por cada casa, reflectem a imagem das suas casas criando um bom cartão de visita.

Pedro Lemos, decidiu ainda fazer alguma “concorrência” ao presunto da 5Jotas, servindo aquele que considerado por muitos, e que leva também a minha escolha, o melhor presunto do mundo, o Joselito, um ibérico de Salamanca, feito de porcos pretos criados no Alentejo, um presunto verdadeiramente Ibérico.

Pedro Lemos e o seu Joselito

No que diz respeito às sessões de Showcooking, no belíssimo Salão Nobre, considero que as opções não foram as melhores, jogando quase sempre com os mesmos que se apresentavam nas cozinhas. Pode ter sido ganha em termos do público em geral mas que em certo ponto tira algum brio e qualidade ao evento em si. Por aqui passaram, Paulo Morais, Luís Américo, o recém coroado e merecido Top Chef de Portugal, Alexandre Silva, Justa Nobre e Vítor Sobral, entre outros. Este último fez ainda a apresentação do seu mais recente livro “As minhas receitas de Bacalhau”, que já tive a oportunidade de folhear, e que considero uma prenda bem interessante em época natalícia para os apreciadores do fiel amigo.

Origem Transmontana

Também presente, estava a Comida de Rua, o veiculo gourmet mais interessante da cidade, que transporta até nós o conceito de street food que conquista cada vez mais chefes e foodies um pouco por todo o mundo, uma aposta de sonho e guerra que esperemos consiga passar as burocracias portuguesas e camarárias.

Comida de Rua

Em suma, a edição de 2012, foi um evento à semelhança do País, mais retraído e menos exuberante, mas igualmente bem estruturado e com excelente organização, mostrando que a EV é claramente a principal produtora nacional neste tipo de eventos. Sem dúvida um evento a repetir e que se espera melhor em 2013, focando o trabalho na busca de mais apoios e expositores.

Essência do Gourmet

Esta entrada foi publicada em Eventos. Bookmark the link permanente. Publicar comentário ou deixar um trackback: URL de Trackback.

Um Comentário

  1. Mariana Vieira Duque
    Publicado Março 1, 2013 às 11:27 am | Link

    Boa tarde,
    Agradecíamos muito se pudessem divulgar na vossa página este evento de apoio à pequena e média produção nacional.
    Nunca, como agora, foi tão importante e necessário “puxar” pelo que é nosso:
    Um Mercado Gourmet e Português

    Azeite – Patês – Queijos – Charcutaria – Vinhos e Licores – Chocolate – Compotas – Mel
    Ervas aromáticas – Biológico – Conservas – Condimentos – Pão – Doçaria – Infusões

    O Campo Pequeno vai recriar o espírito dos mercados antigos portugueses onde se podia encontrar um pouco de tudo, adaptando-o à temática Gourmet, entre os dias 8 e 10 de Março.
    Vamos voltar a reunir no mesmo espaço, o que de melhor se faz em Portugal nesta área. Todos os produtos presentes, são de origem exclusivamente portuguesa ou manufacturados no nosso país.

    Objectivos:
    – Contribuir para a divulgação, estimulo e sustentabilidade de micro actividades produtivas nacionais, de elevadíssima qualidade, que pela sua reduzida dimensão dificilmente chegam ao conhecimento do grande público. Muitas destas actividades são construídas com admirável persistência, paixão e engenho, nas mais variadas vertentes, constituindo notáveis exemplos de inovação e criatividade nacionais.
    – Sensibilizar o público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando actividades da nossa micro economia, a preços justos e vantajosos.

    Entrada Gratuita

    Data: 8, 9 e 10 de Março (6.ª-feira a Domingo)
    Horário: 11h00 às 21h00
    Local: Arena do Campo Pequeno (espaço coberto)
    Adira ao evento no Facebook:
    http://www.facebook.com/events/497287550321649/

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou partilhado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • PARCERIA