Flavors & Senses – Os Melhores Para 2019: A Cerimónia

A 6ª edição dos prémios Flavors & Senses – Os Melhores Para… foram entregues na passada segunda-feira dia 25 de Março, no sempre elegante e romântico Hotel Pestana Palácio do Freixo, inserido na agitada semana da Porto Food Week.

Momentos de espera antes da abertura da sala

Uma parceria de sucesso, que nos permitiu mais uma ver dar um salto qualitativo a que sempre nos propomos, uma melhor organização, mais convidados, e claro um ambiente de festa e descontração onde a gastronomia é a nossa celebração.

Este ano contamos com o patrocínio da Belo Inox, a empresa portuguesa de cutelaria que acreditou nas nossas ideias loucas e abraçou o desafio de se tornar o patrocinador principal dos prémios, assim como de todas as categorias de personalidades.

O apoio já habitual da Riedel, através da Portfolio, que permitiu à Alejandra Jaña, personalizar para os nossos prémios duas das peças mais emblemáticas da marca, o copo Riedel Sommelier Bordeaux Grand Cru e o Decanter Tyrol com os quais presenteamos os vencedores.

Outro apoio de peso foi a Zomato, que este ano se juntou a nós para apoiar os prémios, criando coleções específicas com todos os nomeados, e com apoio específico à categoria “Restaurante Trendy”.

Com um maravilhoso dia de “Verão” e os convidados a chegar a bom ritmo, começamos a festa com grandes Vinhos como já vem sendo hábito nos nossos eventos. Mais uma vez a cargo da Niepoort, com o tempo a pedir stocks dos brancos Wana Bi e Gonçalves Faria, aos quais se juntaram o natural e descontraído Drink Me do projecto Nat’Cool e o do Dão 100% Touriga Nacional.

Este ano as iguarias foram apresentadas de diferente forma, com o Chefe Tony Salgado, do Pestana Palácio do Freixo, a trabalhar as carnes frescas da Bísaro, assim como o Polvo e o Bacalhau da Brasmar. Para cativar alguns dos palatos mais apurados do País, não faltaram croquetes de alheira, polvo panado com guacamole, Bao de entrecosto de bísaro, Cachaço de bísaro com espuma de batata ou creme de bacalhau e grão com ovo Bt.

“My Precious”

Como não podia deixar de ser houve também a sempre concorrida bancada da Bísaro, que este ano nos conquistou mais uma vez com o seu presunto com 30 meses de cura, magistralmente cortado no momento. Destaque ainda para os restantes cortes e peças de fumeiro, como o Lombo, Cachaço (sempre o meu preferido), chouriça picante e claro pão, bola e folar que me transportam sempre para o coração de Trás-os-Montes.

Antes de passarmos à apresentação dos prémios, mais uma vez a meu cargo e da Cíntia (qualquer dia já pareço um “monstro de palco”), houve tempo para a primorosa atuação da fadista Helena Sarmento, que com os seus músicos, trouxe um pouco mais de brilho e charme ao nosso evento.

O fado de Helena Sarmento que abrilhantou o início da entrega de prémios

Este ano coube à categoria de Loja Gastronómica a abertura dos prémios, com o a Queijaria do Almada a sair premiada.

Alberte Xoan, o galego responsável pela Queijaria do Almada, preparado para um discurso em “Portunhol”

Seguiram-se os Restaurantes Fora de Portas, com o prémio “Restaurante Beiras”a ser recebido pelo surpreendido Ricardo Nogueira do afamado Mugasa, celebre pelo seu incomparável  Leitão à Bairrada. Já no Restaurante “Trás-os-Montes” o vencedor foi o recém estrelado G Pousada, com António Geadas a subir ao palco para celebrar o trabalho de toda uma família. Para finalizar os prémios “regionais”, subiu ao palco  António Loureiro, que pela 1ª vez venceu o prémio “Restaurante Minho” depois de ter, também ele, conquistado a estrela para o seu A Cozinha por António Loureiro.

 O emotivo Ricardo Nogueira do Mugasa

Tó Geadas, fala da família e toda a importância da sua união para atingirem todo o reconhecimento que têm conseguido nos últimos meses para o seu G.

 António Loureiro o grande vencedor dos restaurantes Minhotos, com o seu “A Cozinha” 

A equipa da Zomato anuncia o vencedor da categoria Trendy

Ao agitado e cosmopolita Romando Privé, couve o título de “Restaurante Trendy”, com Nelson Pena a fazer prova de que é possível estar na moda e criar projectos originais, fora dos centros urbanos.

Visivelmente emocionado, Nelson Pena agradeceu e falou sobre um grande projecto de família, que são os seus restaurantes 

A Pedro Braga do Mito, calhou a subida ao palco pela vitória na categoria “Restaurante de Partilha”.

Pedro Braga, o homem forte de 2019 no que diz respeito a cozinha de “Partilha”

O prémio de “Restaurante Tradicional”, caiu novamente nas mãos da Adega São Nicolau, com Renata Coelho, a protagonizar um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da noite.

Renata Coelho, responsável pela Adega São Nicolau, com mais um prémio de “Restaurante Tradicional”

Seguiram-se os prémios Especializados, com o de “Cozinha Internacional” a viajar mais uma vez para o japonês Ichiban.

 João Vitorino, em representação de toda a equipa do Ichiban

Enquanto o jovem Fava Tonka, levou para casa o de “Cozinha de Produto” pelo seu trabalho em torno dos legumes e vegetais.

Ricardo Rodrigues e Nuno Castro, os enfants terribles de Leça da Palmeira

Com Nuno Castro e Ricardo Rodrigues a voltarem mais tarde ao Palco para receberem respectivamente os prémios de “Chefe a Seguir” e “Empresário do Ano”.

Cíntia Oliveira e Raquel Castro da Belo Inox durante o anúncio do Empresário do Ano

Ricardo Rodrigues com o prémio Belo Inox de Empresário do Ano

E Nuno Castro, bem vestido, com a jaleca de Chefe Revelação e um belíssimo faqueiro Belo Inox

Na nova categoria de “Casual Fine Dining”, onde se premeiam restaurantes sofisticados, com cunho de autor, bom ambiente mas com um clima e uma cozinha menos “exigente” que os padrões conhecidos para os espaços de alta cozinha, o vencedor foi o Almeja, do jovem e talentoso chefe João Cura, que voltaria também ele ao palco para receber o prémio de “Restaurante Revelação”.

Paulo Amado das Edições do Gosto e criador do Pensar Cozinha, a receber o chef João Cura pelo prémio de Restaurante Revelação

João Cura do Almeja, numa das suas subidas ao palco


Nos prémios de “Serviços”, o prémio ficou mais uma vez nas mãos da equipa de “O Paparico”, para a categoria de “Serviço de Sala”. Enquanto que o The Yeatman levou novamente para casa o título de melhor “Serviço de Vinhos”, este ano com o Apoio da Niepoort.

Sérgio Cambas e José Araújo, os rostos que ano após ano fazem brilhar a sala d’ O Paparico

Um prémio em que ambos, Sérgio Cambas de O Paparico e Beatriz Machado do The Yeatman, quiseram deixar os prémios nas mãos das suas equipas.

Beatriz Machado do The Yeatman juntamente com alguns elementos da sua equipa e Paulo Silva da Niepoort

Uma das categorias que mais prazer nos deu criar nesta edição de 2019, foi a de “Chefe Pasteleiro by Belo Inox”, com o prémio a cair nas mãos do génio criativo, Fábio Quiraz, pelo trabalho que tem vindo a realizar n’ O Paparico.

 Fábio Quiraz, o jovem transmontano que se transformou num dos mais talentosos e promissores pasteleiros nacionais 

Para terminar, o ainda jovem Euskalduna, e o seu líder  Vasco Coelho Santos, revelaram-se mais uma vez os grandes vencedores da noite, com 3 prémios, respetivamente  “Restaurante de Autor”“Chefe do Ano by Belo Inox” e o almejado “Restaurante do Ano” uma prova de que um projecto tão diferenciador, conseguiu entrar de estaca e fixar-se como um dos porta estandartes da cena gastronómica portuense e nacional.

Vasco Coelho Santos a admirar o faqueiro personalizado que premiou o Chefe do Ano


 Euskalduna Studio e Semea by Euskalduna em Palco pela vitória em Restaurante do Ano

Prémios e vencedores apresentados, foi tempo dos convidados se soltarem e confraternizarem enquanto iam regando o espírito com os vinhos da Niepoort e enquanto passavam também ao capítulo doceiro com os nossos já clássicos e deliciosos Pastéis dos Remédios e os Pudins Abade Priscos da Doçaria da Cruz de Pedra em Braga.

Impossível resistir ao Abade Priscos da Doçaria da Cruz de Pedra

E foi assim, mais uma vez, com um incrível clima de confraternização e amizade que acabamos a noite a celebrar as pessoas, o seu trabalho e toda a cena gastronómica do Porto e do Norte. Muito mais do que os vencedores, celebrou-se uma identidade, uma cultura e um momento ótimo da nossa gastronomia.

Não posso finalizar o artigo sobre este inesquecível final de tarde, tão memorável e  tão bem passado sem referir o apoio incondicional do Tiago Lessa e do seu Estúdio Cozinha, do design sempre preciso da Alejandra Jaña, e da Químico Digital, empresas e pessoas dispostas a ajudar sem pedir ou exigir nada em troca, só assim  fizemos o impossível de criar um evento deste género, que vive sem grandes patrocínios ou fundos.

Que surgam mais novidades e até 2019!

PS.

Caso Queiram saber mais sobre cada um dos restaurantes vencedores podem visitar o site da Zomato 

Mais Informações:
Belo Inox | Edições do Gosto | Pensar Cozinha | Portfolio | RiedelNiepoort | Bísaro | Doçaria Cruz de PedraBrasmar | Estúdio Cozinha | We Came From Space |Químico Digital | Pestana Palácio do Freixo | Zomato

Fotos: Luís Ferraz/ Edições do Gosto

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*