Porto Wine Fest 2ª Edição

Depois de uma 1ªEdição repleta de sucesso, eis que surge o Porto Wine Fest pelo segundo ano, vinculando-se assim como mais um evento enogastronómico no calendário nacional.  A localização idílica, repetida mais uma vez, o vinho do Porto em larga escala, com os lançamentos dos Vintages 2011 a ter em consideração, só pediam por um clima que permitisse desfrutar ao máximo do evento e São Pedro com uma ou outra dúvida lá permitiu que o sol e o calor se fizessem sentir durante quase todo o Festival.

A entrada no evento custava 7,5€ e dava aos visitantes o direito a 5 senhas para provas de vinhos e senhas para aulas práticas ou provas acompanhadas, além de um copo de prova, infelizmente este ano não era o desenhado por Siza Vieira. Este ano a afluência de produtores foi maior, e apesar de ao contrário do ano anterior em que poderíamos também testar vinhos de mesa, ficamos e muito bem, exclusivamente entregues ao Porto.

Quinta do Noval

Nas provas, o meu destaque vai para a Quinta do Noval, como já vem sendo costume, off the record tive a hipótese de provar o Vintage Noval 2011, um vinho extraordinário e um dos melhores Portos que já provei, bem estruturado, taninos perfeitos com um final sedoso e delicado, assim como o  seu LBV de 2007. Outros Vintages (dos poucos a prova) como a Ramos Pinto ou Poças mostraram que 2011 é mesmo o ano para os nossos Vintages. A ter em conta nos vinhos foram também as Provas Comentadas com a presença de figuras como José Silva, Bento Amaral e alguns dos responsáveis pela produção dos mais notáveis vinhos do Porto.

Prova comentada com José Silva

No campo gastronómico a grande aposta vai  para os chefs na sua grande maioria de reconhecidos espaços da cidade do Porto, Vítor Matos (*Michelin), João Pupo Lameiras, Pedro Sequeira, Camilo Jaña, Pedro Lemos ou Stefano Figliuzzi , desenvolvendo momentos de aprendizagem e interacção de uma forma bastante descontraída,  para isso, repetiram-se os duelos de chefs e os cozinheiros improváveis com figuras reconhecidas da nossa praça  a mostrarem os seus dotes( ou a falta deles) para a cozinha.

Duelo de Chefes com Carlos Neves

Com a 2ª edição aumentou também o espaço e número de momentos, das aulas às demonstrações assim como o aumento significativo dos restaurantes presentes no certame. Pedro Lemos, Casa da Calçada (*Michelin), Casa de Pasto da Palmeira, Comida de Rua, Clérigos, Shis, Foz Velha, Taberninha do Manel ou o Astória eram alguns dos espaços em que foi possível degustar alguns pratos, emblemáticos da casa, ou nem por isso. Outra das novidades foi a implementação de um restaurante no recinto, Porto à Mesa, onde alguns dos chefs presentes, como Pedro Lemos, puderam criar menus de degustação exclusivos para o Porto Wine Fest (75€/pp).

Apresentações a Cargo de Nuno Inverneiro

Nas demonstrações culinárias pude acompanhar a sobremesa realizada por Pedro Sequeira, do Astória, num resultado bem doce  e feminino, e participar activamente na demonstração de cozinha Peruana e Nikkei, realizada por Camilo Jaña (grupo Cafeína). Um Ceviche de robalo e corvina, um tiradito de vieiras e prato de atum com dashi e abacate, realizados num ambiente relaxado e com boa interacção com o público, onde claro os vários pratos causaram reacções distintas entre os participantes. A mim coube a parte quase frustrante de tentar maridar o ceviche com vinho do Porto,  usando para isso um Porto tónico com tangerina e lima a tentar aproximar-se do ceviche. Um Excelente momento, com um dos mais interessantes e trabalhadores chefs da cidade.

Camilo Jaña em grande companhia….

Cozinha Nikkei, vista por Camilo Jaña

No campo das comidas, entre as várias opções que  já destacamos, optamos pelos clássicos petiscos de João Pupo Lameiras, os rolinhos de alheira e o os crocantes de frango fumado. Ambos saborosos  com claro destaque para o molho agridoce que acompanha os rolos de alheira.

João Pupo Lameiras

Em suma, a 2ª edição do Porto Wine Fest foi um excelente evento enogastrónomico e um dos melhores organizados no grande Porto, quer seja pela localização, o clima e o maior número de intervenientes. Resta aguardar pela 3ª edição e esperar novas surpresas.

Mais fotos no nosso Facebook

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*