The Christmas Wine Experience – Jantar

Como havia dito no post sobre o evento, existiram dois complementos, o almoço em formato buffet e o jantar (25€ cada) sobre o qual recaiu a nossa escolha. Servido na bonita sala The Orangerie, com o pano de fundo a que o Yeatman nos habitou, o jantar consistiu num menu de petiscos, com entradas frias em jeito de buffet assim como as sobremesas. Tudo isto regado com muitos dos vinhos apresentados durante o certame.

Para começar nada como um bom misto de charcutarias, onde havia paio, chouriço, lombo e claro o rei da mesa, o Presunto de Porco Preto de Barrancos que fez as delícias da mesa na companhia de pão de excelente qualidade e um bom melão.

Nas entradas o destaque vai ainda para a magnifica selecção de azeites disponíveis para prova, aqui sim era possível fazer uma degustação de vários tipos de azeite.

Começando com os petiscos, o primeiro a aparecer foi um pequeno hambúrguer, servido num pão pouco ortodoxo para o mesmo, mas bem melhor que os habituais. Pouco depois surge um prego em pão, aproveitando o mesmo pão do prato anterior desta vez com um fino mas magnifico bife, ao qual não resisti e houve a necessidade de o repetir. Apenas faltou uma boa mostarda de Dijon.

Rabo de boi, puré de maçã

Pouco depois surgem os pratos de rabo de boi com puré de maçã. A textura da carne estava ótima assim como o seu tempero e acompanhamento, deixando apenas a desejar na temperatura a que foi servido.

Pelo meio houve ainda tempo para dois pratos quentes, Arroz de peixe e  Arroz de vitela, ambos cozinhados no ponto, bem tratados e com bom sabor, raro para um buffet e para uma canja de galinha  reforçada com legumes  e ervas que estava fantástica.

Ovos rotos ou seriam Revueltos?

Houve ainda espaço para uns ovos, apresentados como rotos, mas que se assemelhavam mais a uns revueltos pela falta da batata.. servidos com cogumelos e azeite trufado. Uma boa garfada de prazer.

Ao inicio optamos por acompanhar a refeição com um magnifico Dona Maria Reserva 2005 que se mostrou em grande forma, um vinho elegante e simultaneamente forte e complexo. Também um Mãos Tinta Roriz de 2010 fez muito bem o seu papel revelando ser um vinho  bastante gastronómico, uma preocupação cada vez mais actual. Ainda sobre o Mãos, no post anterior esqueci  de fazer a referência ao excelente branco de 2010 que estes jovens produtores apresentam, cheio de qualidade e com um bom preço. Mais uns jovens produtores a ter em conta no futuro do vinho duriense.

Sobremesas

Para terminar e antes da almejada mesa de sobremesas, nada como atacar a tábua de queijos, ou não estivéssemos num evento de vinhos.Havia opções para todos os gostos, de camembert a queijo da serra, Manchego, a parmesão, roquefort ou brie, entre muitos outros.

Nas sobremesas havia espaço para o clássico Pudim Abade de Priscos, Pão de Ló, Leite creme, Mousse de café, Fruta laminada, e aquele que roubou as atenções dos comensais uma espécie de Natas do céu de coco. Uma Excelente combinação de doçura, textura e sabores.

“Natas do Céu” de Coco

A acompanhar a sobremesa, não podiam faltar os vinhos do Porto, tendo optado pelo ainda jovem Vinhas Velhas Vintage BIOMA 2009 de Niepoort, um vinho fantástico que aquando da sua plenitude será de uma qualidade única.

Em suma, foi um excelente culminar para um magnifico evento, a cozinha em nada representou a cozinha do The Yeatman, mas apresentou qualidade e diversidade que a fizeram valer bem a pena. Até para o ano.

Esta entrada foi publicada em Eventos e com as tags , , , , . Bookmark the link permanente. Publicar comentário ou deixar um trackback: URL de Trackback.

Um Comentário

  1. Publicado Dezembro 28, 2012 às 6:04 pm | Link

    mas que lindo banquete! para além de bonito é elegante, requintado e cheio de sabores maravilhosos… :)
    um beijinho,
    Margarida

Um Trackback

  • Por The Christmas Wine Experience – The Yeatman a Outubro 24, 2013 às 4:06 pm

    [...] Aliado ainda ao evento existia ainda a hipótese de almoçar ou jantar (25€), pequenos pratos da autoria do estrelado Ricardo Costa na companhia de muitos dos vinhos do evento. Mas sobre isto escreverei num próximo post (ver aqui). [...]

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou partilhado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • PRÉMIOS FLAVORS & SENSES

  • PARCERIA