Istambul – Le Fumoir – Georges Hotel Galata

Georges - 12

O Georges Hotel Galata é um pequeno hotel que traz até à região de Galata o melhor do Luxo Cosmopolita (Gold List 2015 da Condé Nast Traveler). Da interessante localização, à decoração acolhedora, o principal foco deste espaço é a atenção ao cliente e o seu serviço personalizado. Com gestão de um Francês apaixonado por Istambul, o restaurante do Hotel não podia representar outra coisa se não a cozinha gaulesa.

A cozinha idealizada por Alex Varlik e a sua chef Clarisse Muge Özden pretende recriar um ambiente descontraído, num jeito de Bistrô moderno com vista sobre o Bósforo, o melhor da cozinha tradicional francesa, tal como uma avó costuma preparar para os seus netos.

Georges - 11

Já bem instalados nos sofás da simpática sala do último andar do Hotel, e deliciados com a vista (pena o frio que não nos permitiu usufruir do Terraço), começamos a refeição, como não podia deixar de ser, com bom pão, ligeiramente torrado e manteiga.

Georges - 1Caracóis e manteiga de alho e salsa
Se a ideia são clássicos e cozinha “simples” e reconfortante não poderíamos ter começado de melhor forma. Caracóis pequenos, cozinhados no ponto e com bom sabor. Por mim podia ter um pouco mais de manteiga (a minha nutricionista não lê o blog)!

A acompanhar um simpático Chardonnay, Urla 2013 da região de Izmir.

Georges - 2Salmão Fumado
O clássico bem preparado, peixe de boa qualidade e ligeiramente fumado. Muito bem com o pão torrado a acompanhar.

A acompanhar mais um vinho Turco, do Domaine Umurbey, um Sauvignon Blanc 2013 Tekirdağ , um vinho com as características habituais da casta, com corpo e acidez bem equilibrados, que funcionou muito bem com o Salmão.

Georges - 4Vieiras, puré de tupinambo baunilhado
Um prato visualmente apelativo, com as vieiras preparadas de forma irrepreensível. Bom também o puré, com a baunilha bem integrada, sem se  sobrepor aos restantes sabores. Boa também a integração da textura e doce das ervilhas e da leveza trazida pela laranja. Muito Bom.

Georges - 5Perna de Cordeiro, Puré de batata com avelã
Mais um prato visualmente apelativo, com a utilização de um dos principais ingredientes turcos, o Cordeiro. Carne Suculenta, a “esfiapar” com bom sabor e um molho delicado e guloso. Nota positiva também para o puré com a integração das avelãs e os legumes al dente. Delicioso.

Georges - 6

A acompanhar, um pouco de Portugal, diretamente do Douro um Pombal do Vesúvio 2009 da Symington (os vinhos da Quinta do Vesúvio foram a nossa companhia nesta viagem a Istambul), uma harmonização perfeita.

Georges - 8Prato de Queijos
Restaurante Francês sem queijo, nunca o seria na realidade. Camembert, Petit Chevrot, Comté e Roquefort, foram os selecionados, numa dose vasta que chegava para uma família (na realidade serviu dois, e não me lembro de sobrar). Queijos de boa qualidade, servidos na temperatura certa, com destaque para o Petit chevrot e o Comté .

Georges - 9Tarte Tatin
Um final simples, com uma das sobremesas mais familiares do receituário gaulês. Bem preparada, boa base e fruta no ponto, com boa caramelização e sem os habituais excessos de doçura.

O Serviço de sala foi de uma simpatia extrema (e genuína), calmo e descontraído como o espaço assim exige.

Georges - 10

Considerações Finais
O Le Fumoir é um restaurante que retrata na plenitude o espírito do Hotel em que está inserido, bom serviço, ambiente descontraído e informal, mas com todos os pequenos luxos (que quer queiramos quer não, fazem toda a diferença). A vista do restaurante sobre a cidade e o Bósforo são o primeiro convite à visita, depois a cozinha da jovem Clarisse, sem malabarismos, descomplicada e reconfortante com bons ingredientes, faz-nos querer voltar. Não não é o melhor restaurante francês fora do País, mas também não quer sê-lo, quer ser um espaço honesto com boa comida, algo como levar uma velha senhora da Borgonha a cozinhar num simpático e luxuoso Loft de Nova Iorque. E só por isso a visita vale mais do que a pena!

Le Fumoir – Georges Hotel Galata
Serdar-I Ekrem Sokak No:24 Galata – Beyoğlu – Istambul
+90 212 244 2423

Pombal do Vesúvio 2009 com o apoio da Symington Family

This entry was posted in Restaurantes - Turquia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*