Voar com a Iberia para a África do Sul

Sempre gostei de voar, mais pelo significado e pela vontade de chegar a um novo destino, do que propriamente pelas horas de voo, o prazer de estar num avião ou o desespero que é o tempo perdido em aeroportos e segurança (sempre a pior parte).

Se para mim, que viajar significa quase sempre prazer e coisas boas, é assim, imaginem para quem voa constantemente em trabalho! É por esses e para esses que as companhias trabalham constantemente para melhorar os seus serviços, criando Lounges nos Aeroportos e áreas nos aviões, nomeadamente as Business e First class, onde o conforto e as comodidades transformam, as horas “perdidas” em momentos bem mais convidativos, quer para quem precisa de trabalhar, quer para quem simplesmente necessita de um bom descanso antes da chegada ao seu novo destino.

Na sequência da nossa última viagem para a África do Sul, mais propriamente para a Cidade do Cabo, o melhor voo que encontramos foi com a Iberia, fazendo Porto – Madrid, Madrid – Joanesburgo e Joanesburgo – Cidade do Cabo. Voos mais curtos, com uma companhia confiável (desculpem-me algumas das companhias africanas) e com muito menos horas de escalas e voos, sem dúvida a melhor opção para quem quer partir rumo à ponta de África a partir do Porto.

Premium Lounge Velásquez

Nesta viagem tivemos oportunidade de conhecer dois dos Lounges da Iberia no Aeroporto de Madrid, primeiro o Premium Longe Velásquez e posteriormente antes do regresso ao Porto, o Premium Lounge Dali, nomeados numa clara homenagem aos grandes artistas espanhóis.

Premium Lounge Velásquez
Bem recebidos à entrada, somos rapidamente conduzidos ao interior do Lounge depois da confirmação dos nossos acessos. Espaço recentemente redecorado, não faltam diferentes zonas de descanso ou de trabalho, com luz apropriada, bons materiais e todo o tipo de ligações para que não haja nenhuma bateria sem carga, como já é habitual num bom Lounge.

A comida e as bebidas à discrição de cada visitante, são sempre alguns dos pontos mais avaliados por quem visita estes espaços, pelo que aqui isso não é esquecido, é certo que não estamos perante as “loucuras” das grandes companhias do Médio Oriente, mas não faltam Gins e outros digestivos de primeira categoria, juntando-se a bons vinhos espanhóis e uma vasta selecção de cervejas.

Na comida, a oferta flui entre as saladas, sandes, seleção de queijos e embutidos e claro alguns pratos quentes, para terminar em beleza com os sempre simpáticos gelados da Häagen-Dazs que acabaram a acompanhar-me na rápida viagem até à porta que nos levaria ao avião.

Embarque
Chegamos perto do final da hora dos embarques (o conforto do Lounge tem destas coisas) e fomos prontamente acompanhados à porta de acesso para a business class, pelo que tudo decorreu rapidamente, em poucos minutos estávamos confortavelmente instalados e com um copo de um simpático Cava nas mãos.

 

Avião
Bem, o Airbus A330 é um dos aviões comerciais mais utilizados do mundo, e o da Iberia, mantém as mesmas linhas que muitas outras companhias, e ainda bem, o conforto, espaço e entretenimento estão garantidos nas cabines individuais da Business Class.

Existe os habituais espaços para guardar bens, carregadores, uma mesa especialmente bem pensada para colocar o objectos ou bebidas sem atrapalhar a mobilidade do passageiro. Almofadas confortáveis, uma manta, meias e, claro, um acento totalmente reclinável.

Refeições
Como é habitual, à chegada somos recebidos com um copo de Cava ou sumos naturais, para brindar ao início de mais um voo. Como o nosso voo era noturno começamos com um jantar  tardio, com várias opções à carta, que resultaram em alguns momentos surpreendentes. Uma salada de peixe fumado com laranja, pão escuro, queijo azul e marmelada, e mais uma salada, com legumes crocantes e vinagrete foi um surpreendente início de refeição a bordo.

Peixe fumado e laranja

Mantendo-me no vinho branco, seguiu-se uma bochecha de porco ibérico com esmagada de batata e legumes (já vi bem pior a ser servido em teoricamente “bons” restaurantes).

Bochecha de Porco Ibérico

Para finalizar o jantar, uma das boas surpresas foi um bolo de cenoura e especiarias, bem acompanhado por um copo de Xerez (que diga-se fez um belo trabalho a ajudar-me a adormecer).

 Bolo de cenoura e especiarias

Depois de alguns Gin & Tonic, uns quantos filmes e umas boas horas de sono, chegou o momento do pequeno-almoço, aqui também com uma irrepreensível selecção, Omelete, carnes fumadas, tostas, fruta laminada e os iogurtes que normalmente também habitam no frigorifico cá de casa. Estávamos em boas mãos!

Pequeno-almoço

Serviço
O Serviço que experienciamos foi irrepreensível a todos os níveis. Sem um Staff alargado, estiveram sempre presentes, com uma especial atenção ao nosso conforto e ás nossas necessidades durante o tempo de voo.

Entretenimento
Um voo não se faz só de uma cama confortável (não que seja não seja perfeito, poder dormir durante todo um voo, com todo o conforto do mundo), ou de bebidas e comida, para isso a Iberia conta com alargadíssimo leque de filmes e séries,  muitos deles em várias línguas (incluindo o português), canais de tv, jogos, e ate mesmo alguns MB de acesso Wi-fi para que nenhum email ficasse por enviar durante o voo.

Deu para ver uma série de filmes, descansar, dormir e aproveitar ao máximo o voo.

No regresso a Madrid, e depois de mais uma confortável viagem nocturna, seguiu-se um belo almoço na cidade e um regresso ao Aeroporto, mais propriamente, ao Lounge Dali, antes do regresso a casa.

Premium Lounge Dali
Fomos novamente bem recebidos à entrada e rapidamente chegamos a um espaço também ele recentemente redecorado, e muito semelhante ao Lounge Velásquez, aqui com a vantagem de aproveitar uma zona arquitectónica muito bonita do aeroporto.

Lounge bem cheio de visitantes, mas ainda assim foi fácil uma zona de descanso confortável para aguardar pelo voo de regresso ao Porto, enquanto vamos aproveitando mais um ou outro snack, e claro o gin tónico que nunca pode faltar.

Voar assim torna-se fácil! A Iberia conseguiu surpreender-me do primeiro ao último momento desta ligação entre Portugal e a África do Sul.

Até breve!

Versão Portuguesa

Fotos: Flavors & Senses

This entry was posted in voos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*