Visitar Singapura em 3 Dias – Dia 3

Singapura - 1113º DIA

– Ya Kun

No terceiro e último dia (ficava cá mais um mês se pudesse!) podemos quase afirmar que foi um dia bem gastronómico! Começamo-lo pelas delicias asiáticas e europeias do pequeno-almoço do The South Beach Hotel (ver), mas decidimos fazer um segundo pequeno-almoço, e aqui é que a coisa ganhou uma outra dimensão, neste caso, a barriga ganhou uma dimensão bem grande!

Saímos do hotel diretos para um típico pequeno-almoço singapurense, no histórico Ya Kun Kaya Toast que faz as delícias de todos desde 1944. E o que servem neste local, perguntam vocês? Um pequeno almoço tradicional de Singapura e carregadinho de açúcar, carregadinho mesmo!

Singapura - 91
Ou seja, a Kaya Toast é nada mais nada menos que uma espécie de torrada recheada com um creme de açúcar, leite de coco e ovos e com manteiga, também. Neste pequeno-almoço tradicional podem também estar incluídos ovos cozinhados a baixa temperatura (ovo onsen) e a acompanhar café ou chá! Claro que nós comemos tudo a que tivemos direito, e como é óbvio saímos de lá a rebentar! Mas não podíamos deixar de provar esta iguaria. Para mim, muito mas muito doce, e eu até gosto das coisas doces!

Há imensos Ya kun Kaya Toast espalhados pela cidade, nomeadamente dentro dos shoppings, nós fomos ao do shopping Raffles City no centro da cidade.

Bem, mas vamos lá desgastar estas calorias todas!

Singapura - 93

– Chinatown, Maxwell Food Centre, Chinatown Heritage Centre
Daqui seguimos para a mediática Chinatown, todas as cidades têm uma, e Singapura não é exceção, até porque grande parte da história, da cultura, dos costumes e da origem da cidade passa pelo povo chinês.

Assim, Chinatown, à semelhança da Little India, nasceu da política de segregação étnica mantida pelos antigos colonizadores ingleses. Quando Sir Stanford Raffles começou a planear a urbanização de Singapura, reservou à minoria chinesa (hoje, maioria!) toda a região a sudoeste do rio de Singapura.

Singapura - 102

   Singapura - 121       Singapura - 104       Singapura - 94

Este é dos mais completos bairros da cidade, no entanto, confesso que achei mais real, com mais identidade, quer a Little India, quer Kampong Glam.
Chinatown acaba por ter mais destaque porque também é mais extenso e porque estamos a falar do bairro correspondente à maior classe étnica da cidade.

Em Chinatown conseguimos encontrar muito da herança chinesa, mas também pormenores importantes dos legados hindu e malaio. O contraste criado entre as casas antigas cheias de cor e os arranha-céus do vizinho distrito financeiro proporcionam uma visão incrível.

Singapura - 108

Singapura - 112Buddha Relic Tooth Temple

Podem perder facilmente um dia inteiro em Chinatown, têm vários templos, desde o místico Buddha Relic Tooth Temple – que se diz ter uma réplica de um dente de Buda; o magistral Sri Mariamman Temple – templo hindu e dos mais visitados de Singapura; e a belíssima Jamae Mosque – mesquita que chama a atenção pelo seu estilo eclético em tons verde; entre outros templos que podem encontrar.

Singapura - 92
Além dos templos, chinatown também é conhecida pelas suas lojas e mercados onde podemos adquirir produtos tipicamente chineses quer a nível gastronómico quer a nível farmacêutico.

Singapura - 110

singapura -1xxxxxEm Chinatown também podemos encontrar uma adaptação dos pasteis de nata Portugueses, ainda que fiquem bem aquém dos nossos!

Outro dos pontos cruciais deste bairro é a gastronomia passível de ser provada nos mais diversos restaurantes, bares e cafés. Como adoramos o conceito dos Hawker, optamos por almoçar no Maxwell Food Centre, e não poderíamos deixar Singapura sem provar um dos pratos mais tradicionais, o Chicken Rice, ou como quem diz arroz de frango! Maravilhoso! Não comemos muito pois a Kaya Toast ainda andava a passear por terras gástricas!

Singapura - 114Maxwell Food Centre

Singapura - 117O famoso espaço do Tian Tian Chicken Rice

Singapura - 119Chicken rice

Terminamos a visita a Chinatown no Chinatown Heritage Centre.

Este local é um ponto obrigatório para quem quiser conhecer o passado, as histórias, as atividades e a vida deste bairro e dos imigrantes chineses.

Singapura - 95
Aqui está recriada a sua forma de viver, muitas vezes em condições tão pobres, e tão desumanas, e mostra-nos as suas habitações e ofícios recriados à semelhança quase exata do passado. Um local a não perder, sem dúvida.

Singapura - 99

Singapura - 98As recriações das habituações do Chinatown Heritage Centre

Este local tem entrada paga: $15. Horários: 9h – 20h. Fechado na primeira segunda-feira de cada mês.

   Singapura - 96       Singapura - 100       Singapura - 101

Já bastante exaustos seguimos para descansar (que é como quem diz bronzear um pouco) na nossa nova “casa” de Singapura, o histórico e imponente The Fullerton Hotel.

Após um merecido “banho de sol” é tempo de ir jantar, e a escolha desta noite recaiu sobre um dos mais promissores restaurantes da cidade, o Meta. E devo dizer-vos que foi uma aposta certeira! Mas sobre esta aventura falar-vos-á o João.

Singapura - 129O famoso Merlion

– Merlion

Já com a barriguinha bem preenchida, é tempo de fazer a digestão, e nada melhor que uma caminhada para isso acontecer. Como estávamos hospedados no The Fullerton, aproveitamos para conhecer uma das mais míticas figuras da cidade, o Merlion, que fica mesmo em frente ao hotel, aliás, está inserido no  complexo Fullerton Heritage.

O Merlion é o símbolo turístico de Singapura por excelência, uma figura mitológica meio leão, meio peixe, como se se tratasse de uma sereia felina.
O leão (“singa”), como vos referi na História de Singapura terá sido avistado pelo príncipe de Sumatra. Já o peixe é um tributo ao papel histórico de Singapura como antiga cidade marítima.

Singapura - 126
Esta zona é um parque onde se encontram duas estátuas do Merlion, uma pequena e uma enorme com um jato de água que sai pela boca. A estátua grande fica de frente para a água com os olhos postos no Marina Bay Sands Hotel, e de costas para o The Fullerton Hotel.

O Merlion pode ser visitado a qualquer hora do dia, mas sem dúvida que a sua beleza fica exacerbada quando anoitece e a cidade se ilumina em seu redor.

No parque, existe também um pequeno local onde os táxis aquáticos param. Uma excelente opção para quem quiser atravessar para o outro lado.

É tempo de ir dormir que amanhã a aventura vai continuar por outras terras! Indonésia aqui vamos nós!

Como vos disse, apenas ficamos três dias em Singapura, muito ficou por ver e fazer, apesar de termos conseguido captar na íntegra a essência desta cidade tão perfeita.

Caso tenham oportunidade, recomendo pelo menos cinco dias. Se assim for, aqui estão mais locais a não perder ou atividades a realizar:

Andar na Singapore Flyer – a Roda Gigante de Singapura, a maior do mundo aliás, para quem se atrever, a volta demora cerca de 30minutos e com sorte, se o céu estiver sem nuvens, ainda conseguem ver a Malásia e a Indonésia ao longe.

Visitar o Art Museum Singapore – museu de arte contemporânea de Singapura, Sudeste Asiático e Ásia.

Ir ao incrível ArtScience Museum – o museu em forma de Flor de Lótus.

Visitar a National Gallery

Fazer compras na mediática Orchad Road – uma avenida enorme onde se pratica um dos desportos rei em Singapura – Compras!

Passar um dia em Sentosa – uma ilha com praias (artificiais), parques temáticos, e muita animação.

Visitar o River Safari – um parque projetado para mostrar a exuberância e diversidade dos maiores rios do mundo e do ecossistema à sua volta.

– Passear no Singapore Zoo – um dos principais jardins zoológicos do mundo.

– Depois do zoo, aproveitar a noite para fazer um Night Safari, que fica mesmo ao lado do zoo.

Singapura - 124

Singapura é provavelmente um dos melhores locais do mundo para se ver, e não sou eu que o digo, apesar de assinar por baixo!

É o País ou Cidade Estado ou simplesmente Cidade mais limpa, organizada e segura que já visitei.
A harmonia em que se vive, a educação do povo, o civismo levado a um nível que não se explica fazem deste local um dos mais interessantes do mundo.

Tem tudo para todos os gostos, as opções de lazer são infindáveis e a gastronomia é extremamente rica dada a junção de tantos povos.

Uma combinação perfeita de várias histórias, culturas, tradições e costumes!

Perfeição!

Singapura - 125Vamos ter muitas saudades desta vista!

Onde Ficar
The South Beach
The Fullerton Hotel

Mais Informações
– Ya kun Kaya Toast
– Chinatown Heritage Centre
– Meta Restaurant

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

Nota
Flavors & Senses em Singapura com o apoio da Samsonite e da Singapore Tourism Board (STB) – #YourSingapore.
– Durante a nossa visita fomos acompanhados pela incansável Naseem Huseni – guia da STB

Este Artigo é o 4º de 5 artigos para o nosso Guia de Singapura

This entry was posted in Cidades and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*