Um Dia no Pinhão

Douro2014 - 16Estação Ferroviária do Pinhão

Durante a nossa estadia no Vintage House Douro (ver), tivemos oportunidade de passear (mais uma vez) pelo Pinhão, que se situa na margem direita do rio Douro, e é o centro da região demarcada do Vinho do Porto.

O Pinhão é uma pequena freguesia que pertence a Alijó, e a sua paisagem está classificada pela UNESCO como património cultural da humanidade.

Douro2014 - 9O Pinhão em pano de fundo

Já tínhamos estado no Pinhão algumas vezes e sempre que lá vou adoro! Não pela arquitetura dos edifícios que infelizmente não é das mais bonitas, aliás, não é nada bonita mesmo! Mas a paisagem envolvente faz-nos esquecer de tudo isso!

Douro2014 - 10

O Pinhão não é grande, aliás, é até bem pequeno, mas há uma série de coisas bem interessantes para se fazer e assim passar um dia em perfeita comunhão com o Douro e a Natureza.

pinhao - 1Estação Ferroviária do Pinhão

Podem optar por fazer como nós e irem ao Douro sempre que tiverem oportunidade. E para isso vou enumerar uma série de pequenos prazeres a que podem aceder a partir do Pinhão neste pequeno paraíso que é o Douro.

Este foi um dos nossos roteiros, de um dia apenas.

dourox_196Miradouro de Casal de Loivos*

Casal de Loivos:
Optamos por começar de manhã bem cedo e após um maravilhoso pequeno almoço no Vintage House, fizemos um pequeno desvio até Casal de Loivos. Esta pequena localidade, na zona mais alta do Pinhão, tem um Miradouro de cortar a respiração!

Uma das imagens mais idílicas que já tive o prazer de vislumbrar. Basta perguntarem a algum habitante do Pinhão onde fica e eles indicar-vos-ão.

Douro2014 - 22O Pinhão e o Douro vistos de Casal de Loivos

dourox_6PipaDouro e Vintage House

PipaDouro:
Há algo melhor do que conhecer a região do Douro a partir do próprio rio? Navegar entre os montes repletos de vinhas e socalcos? Não, não há!

E por isso depois duma vista perfeita do Miradouro e de ter o Douro a nossos pés nada como abraçar o rio pelo seu coração.

O PipaDouro não é apenas um serviço de barcos, o PipaDouro é o serviço, que além de buscar a excelência, funciona sem destinos, em que o próprio cliente decide o que quer, tudo criado para tornar a nossa experiência, “A Experiência”!

Douro2014 - 8m

Fizemos uma viagem de cerca de duas horas no barco Friendship I (também já passeamos no mais pequeno e igualmente encantador Pipadouro II). O Pipadouro encontra-se mesmo em frente ao Hotel Vintage House Douro, podem embarcar aí, mas como é óbvio, convém reservarem antes.

Para ficarem a saber mais sobre este assunto leiam o artigo do João (ver).

Douro2014 - 2m

Optamos por fazer uma breve paragem e almoçar num dos restaurantes locais,  mesmo em frente ao rio, comidinha simples e caseira ao bom estilo do interior, com um preço bastante acessível. Podem também optar por almoçar numa das Quintas do Douro.

pinhao - 3Os bonitos azulejos da estação contam a história do Douro e da sua gente

De tarde continuamos o nosso passeio pela pequena vila, passando pela emblemática estação Ferroviária do Pinhão, outrora o mais importante ponto de ligação das gentes da terra com o exterior e que potenciou o desenvolvimento da mesma, com os comércios a instalarem-se junto da estação onde diariamente confluíam as pessoas de todas as terras em redor.

Podem também fazer um pequeno passeio de comboio entre o Pinhão e o Tua, sempre junto à margem do Rio ou até optar por chegarem aqui vindos do Porto, numa viagem que dificilmente esquecerão.

Douro2014 - 11

Quinta do Bomfim - 14

Quinta do Bomfim:
Seguimos o nosso passeio em direção à Quinta do Bomfim uma das mais emblemáticas da região que alberga agora o mais recente centro de enoturismo da família Symington.

Quinta do Bomfim - 18

É um local a não perder no Pinhão e tem um maravilhoso terraço sobre o Douro, que por si só já valeria a visita!

Para ficarem a saber mais sobre este assunto leiam o artigo do João (ver).

Douro2014 - 19

Talho Qualifer:
Daqui voltamos à zona da estação (cerca de 5 min) para visitar um sítio ao qual voltamos sempre que visitamos o Pinhão, o Talho Qualifer.

Este pequeno talho não é bem aquilo a que estamos habituados quando vamos ao nosso fornecedor habitual, em primeiro lugar é a casa de uma figura diferente, Fernando Rebelo, o Talhante. Quando o visitamos a primeira vez só nos conseguimos lembrar do famoso talhante italiano Dario Cecchini célebre por encantar os turistas na pequena localidade de Panzano in Chianti.

dourox_175       dourox_166       Douro2014 - 17

Mas aqui a história não é sobre Dante ou os gigantescos costoletões, mas sim sobre uma magistral forma de servir e de apresentar o seu trabalho, mais concretamente o fumeiro. Aqui existem enchidos para todos os gostos e feitios e de todos os géneros, reza a lenda que alguns cortam o efeito do álcool e que outros são até bons para tratar a celulite.

Mezinhas à parte, aqui encontramos todo o tipo de corte do porco transformado em fumeiro, das linguiças e chouriços às febras ou costeletas, sem esquecer um maravilho bacon ao qual nunca conseguimos resistir.

Douro2014 - 18

Douro2014 - 5Quinta das Carvalhas

Caso tenham tempo ou optem por ficar mais dias na região (vale bem a pena), visitem alguns dos mais importantes produtores de vinhos do Douro e Porto, muitos deles localizados bem nesta importante zona do “Cima Corgo”. Da imponente Quinta do Noval, à Quinta das Carvalhas da Real Companhia Velha, da Niepoort à Wine & Soul, da Quinta de la Rosa à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, as opções são muitas e  para todos os gostos, dos vinhos mais clássicos e históricos aos mais irreverentes.

Devem ter em atenção que muitas destas Quintas não estão de portas abertas ou preparadas para o enoturismo, pelo que a visita deve ser agendada atempadamente.

Além disso podem circular pela N222 entre o Pinhão e a Régua, a estrada que separa o Douro das suas belíssimas Quintas e que foi recentemente eleita a melhor estrada do Mundo para conduzir.

Embarquem nesta aventura e deixem-se levar pelos encantos do Douro.

English Version

Photos: Flavors & Senses

* Óculos Porsche Design by Carrera (Vintage) powered by Óptica do Porto

This entry was posted in Cidades and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

7 Comments

1. Bernadete Maciel
    Posted Agosto 1, 2015 at 2:15 pm | Permalink

Simplesmente magnifico esse passeio. Já faz parte de meu roteiro de viagens, assim que for ao Porto. Parabéns.

• Posted Agosto 1, 2015 at 10:23 pm | Permalink

Olá Bernadete,

Vai ver que vai adorar.

Obrigado!

• Bernadete Maciel
        Posted Agosto 3, 2015 at 1:32 pm | Permalink

Olá João, tudo bem? Sabe que salvei em “favoritos”, Um dia no Pinhão. E vim aqui novamente, rever o assunto e as fotos, quando notei que me respondeu ao comentário que lhe fiz. Fiquei surpresa em ver que não passei despercebida. Eu gosto muito de saber sobre Porto, e tudo relacionado a ele. As quintas às margens do douro são lindas, enfim, tudo é belo ai. É o que você disse mesmo, que vou adorar o passeio. Sou brasileira, mas eu e minha família temos descendencia portuguesa. Gostaria de poder tirar algumas dúvidas e saber mais sobre essa linda cidade. Então, agradeço a atenção, até mais.

2. antonio garcia costa
    Posted Setembro 9, 2015 at 5:36 pm | Permalink

boa tarde
    gostava de saber se seria possível passar um dia a ajudar na vindimas, somos um grupo de amigos estamos interessados em passar um dia a vindimar e assistir a transformação das uvas,
    cump.
    Garcia costa
    966231488

3. José Arnaldo Alves
    Posted Outubro 21, 2015 at 11:42 pm | Permalink

Em momento algum você falou sobre a Quinta do Crasto. Gostaria de saber se conhecê-la é uma boa opção. No mais as demais dicas foram muito úteis. Obrigado.

José Arnaldo

• Posted Outubro 25, 2015 at 5:13 pm | Permalink

Estimado José,

Obrigado pelo seu comentário! Não referimos a Quinta do Crasto porque não fica bem junto ao Pinhão apesar da curta distância. Visitar a Quinta vale garantidamente a pena, desde os seus grandes vinhos, a sua adega e a sua já mítica piscina. Deve fazer reserva!

Um abraço,
      João Oliveira

One Trackback

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>