Ministry of Crab

Quem já visitou Singapura e tem o mínimo interesse por gastronomia já ouviu falar no seu famoso Chilli Crab, um prato sumptuoso de sabores picantes e doces que quando preparado com produtos de exceção nos leva facilmente ao Olimpo marisqueiro. A receita é originária da Malásia e tomou Singapura por assalto nos anos 60, graças à sua forte comunidade malaia, o que a maioria das pessoas não sabe é que a maioria desses magníficos caranguejos da lama chegam à cidade-estado a partir do Sri Lanka.

E se é verdade que no passado o caranguejo da lama era um elemento comum da culinária do país, a demanda de caranguejos para exportação, onde chegam a custar centenas de dólares, fez com que este delicioso crustáceo praticamente desaparecesse das casas e dos restaurantes cingaleses.

O placard onde conseguimos ver os tamanhos de caranguejos disponíveis no dia

Essa foi a premissa para a criação do Ministry of Crab quando o chef Dharshan Munidasa, durante as gravações de um dos seus programas de Tv, ganha total consciência que um dos produtos mais nobres do seu país era mais valorizado fora do que dentro de portas. A Dharshan juntaram-se duas lendas do críquete nacional e em 2011 nasce o “ministério”, instalado no histórico Dutch Hospital de Colombo, e com o intuito bem registado de servir o melhor que o país tem para oferecer, sejam os caranguejos, os camarões-gigantes-da-malásia ou as maravilhosas especiarias. Aqui não entram mariscos congelados (não existem sequer congeladores), o calibre mínimo é o 1/2kg para assegurar a continuidade da espécie; e o que os seus fornecedores tiverem de melhor é o que chega diariamente ao restaurante.


A decoração mantêm o respeito pela traça da histórica edificação holandesa, com a madeira e os tecidos laranja a ocuparem grande parte do restaurante, o destaque, obviamente, vai para os Caranguejos e Camarões expostos junto à cozinha aberta.

Um “pequeno” exemplar que acabou na mesa

Keep Calm and Crab On é o moto e foi isso que seguimos à mesa, começamos com bom pão e manteiga e uma refrescante resposta de Dharshan aos refrigerantes repletos de acúcar, Iced Tea Soda, feito com lima chá de pêssego e soda.

Ostras locais – soja envelhecida, molho picante e lima
Um bom início com ostras criadas no Sri Lanka, servidas bem geladas com um pouco de picante, uma ótima soja envelhecida, fruto das origens nipónicas do chef e lima para refrescar o conjunto.

Pâté de Caranguejo – tostas melba e xarope de acúcar de palma
Este momento foi um verdadeiro estalo, uma bomba de umami que devia servir de lição a todos os “recheios de sapateira” repletos de maionese que vamos encontrado pelo nosso país. O interior do caranguejo, lentamente cozinhado, reduzido e triturado com bom tempero. Delicioso sobre as tostas e o pão Kade, um pão de forma muito comum no Sri Lanka.

Camarão Gigante da Malásia – Molho Chili Garlic
Grande, com a cabeça repleta de sabor e corpo cozinhado no ponto certo, casou na perfeição com o molho de azeite, alho e chili. Picante q.b., era impossível não lamber os dedos a cada momento.

Caranguejo – molho de pimenta preta
Já tinha comido bons exemplares em Singapura, mas este caranguejo levou tudo a outra dimensão. Doce, Suculento, untuoso, especiado e rico, são alguns dos adjectivos que podemos por na mesa na hora de apreciar um destes exemplares. Podemos facilmente olhar para este caranguejo e o trabalho de Daqqarshan como olhamos para o Elkano e o seu Rodovalho. Único e imperdível a quem visita o país!

Crème Brûlée de Coco
Para terminar uma festa que já ia longa, não podia deixar de haver uma sobremesa feita com coco ou não fosse este utilizado para tudo no Sri Lanka, aqui o coco viajou até França para se combinar com delicado brûlée que se revelou delicado, cremoso e equilibrado na doçura. Um final feliz!

O serviço decorreu de forma descontraída, informal mas conhecedor do produto e das técnicas de sala.

Considerações Finais
O trabalho de Dharshan na preservação, recuperação e homenagem a um produto tão nobre do seu país é singular e revela bem a sua costela japonesa onde a perseverança e a resiliência são mais comuns entre os cozinheiros. O produto que chega à mesa é de rara beleza e qualidade e a cozinha sabe respeitá-lo com precisão nipónica. O Ministry of Crab é de facto um daqueles restaurantes que fazem valer o desvio e o destino, enquanto nos ficam na memória por muito e muito tempo. Se voltava? Voltarei com certeza e este caranguejo é um dos mais fortes motivos para regressar a este país encantador.

Ser um embaixador de uma cozinha e uma cultura é isto!

Ministry of Crab
Preços a partir de 80€ – (sem vinhos)
Old Dutch Hospital Complex, 04 Hospital St, Colombo – Sri Lanka
+94 77 0024823

English Version

Photos: Flavors & Senses

This entry was posted in Restaurantes, Sri Lanka and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*