Amêijoas à Bulhão Pato

Depois de uma tarde de ócio, deambulada entre o calor e o pequeno  vício na roleta, aproxima-se o jogo do ano  para a península ibérica, que como sempre não nos beneficiou, mas adiante. Com calor, jogos, amigos e futebol nada como uns simples petiscos, umas minis geladas e muitas emoções. Um dos mais usados e clássicos petiscos cá por casa são certamente as amêijoas à Bulhão Pato, simples, rápidas e provavelmente a melhor forma no mundo de comer amêijoas, sim porque a cozinhá-las ninguém o faz como nós.

Amêijoas à Bulhão Pato

Para 4 pessoas

1kg de Amêijoa-boa ou macha
5 dentes de alho
1 cálice de vinho branco seco
sumo de 1 limão
q.b. flor de sal
q.b. coentros
q.b. azeite
q.b. pimenta preta.

Colocar numa panela ou cataplana um fio de azeite e juntar o alho finamente laminado e os talos dos coentros picados. Deixar cozinhar um pouco mas sem queimar.
Juntar as amêijoas, tapar e agitar bem.
Quando as conchas começarem a abrir, refrescar com o vinho branco e temperar com um pouco de flor de sal e pimenta preta.
Quando as conchas estiverem bem abertas, juntar o sumo de limão, mexer bem e adicionar as folhas de coentros picadas.
Servir de imediato.

Nota
As amêijoas devem ser compradas vivas e conservadas em água salgada,cobertas com um pano húmido. Podem conservar-se assim até 2 dias.
Na altura de utilizar eliminar aquelas que já estejam abertas permanentemente, ou aquelas  que depois de cozinhadas a concha permaneça fechada.

This entry was posted in Petiscos e Snacks and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*