Bolonha – Gelateria Saverio


Que Itália é famosa pelos seus Gelatos, é um ponto assente, que Bolonha é conhecida por ter a única Universidade do gelado do mundo, trás boas premonições, mas aquilo que a Gelateria Saverio nos deu quebrou todas as dúvidas. O fabrico de gelados é artesanal e feito diariamente ao ritmo da quebra de stocks, mantendo assim todas as características para que estejam sempre ao melhor nível. Aqui podem encontrar sabores tradicionais tais como o chocolate, os frutos secos, straciatella, doce de leite, yogurt, baunilha, menta, coco e as frutas ( morango, banana, limão, melão).

Aqui o que surpreendeu não foram as esculturas feitas em gelado características da gelatarias mais turísticas, mas sim a cremosidade e textura dos gelados, a relação do preço/qualidade (um copo médio com 3 sabores ronda os 3,50€), e a quantidade (são mesmo bem servidos, para nossa grande satisfação). Os gelados são servidos sempre à temperatura ideal e podem ser consumidos em copos de plástico, copos de bolacha, cones ou embalados para degustar no conforto do lar.

Gelado de morango e pistáchio

De entre todos os sabores provados (a grande maioria) os maiores destaques vão garantidamente para o gelato de banana, pelo sabor intenso e verdadeiro a banana, bem como pela suavidade da sua textura, e para o gelato de chocolate, um sabor cliché no que a gelados diz respeito, mas que  aqui me fez render por completo e que o tornou num dos meus top 3( categoria gelado de chocolate), parecia uma mousse de chocolate negro servida bem gelada, fantásticoGelado de baunilha e coco

O único ponto negativo, que só o é face aos restantes sabores apresentados é o de baunilha, que apesar da excelente textura, precisava verdadeiramente de baunilha e não de essência, que lhe trouxe um gosto algo artificial, não sendo comprometedor, foi o gelado menos conseguido.

Gelados de Banana, Chocolate e Mascarpone (não visível)

A Saverio foi de todas as gelatarias que visitamos em Itália aquela que mais saudades nos deixou, não será o melhor gelato de Itália, mas certamente não fará má figura ao seu lado. Caso visitem Bolonha é imprescindível a visita a esta gelataria localizada bem no centro da cidade.

Gelateria Saverio
Via dell’Indipendenza n°37, 40121 Bolonha, Itália

This entry was posted in Itália and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*