Florença – Gelateria Vivoli

Ponte Vecchio

Sempre que planeio uma viagem, procuro mais do que monumentos e museus, tenho  de me informar bem sobre restaurantes, cafés, lojas e outras gourmandises. Para minha sorte, a gelataria que se destacava em Florença (famosa pelos seus eventos de gelados) ficava a poucos passos do meu hotel, o que a verificar-se a sua qualidade poderia trazer maus lençóis para a minha quase elegante linha. A verdade é que a qualidade se verificou e as visitas repetiram-se.

A Vivoli tornou-se ao longo dos seus mais de 80 anos, numa referência da cidade, tanto para habitantes como visitantes e se visitantes é coisa que não falta em Florença, preparem-se porque na Vivoli também não. Conhecida por defender que apenas vende os sabores que são feitos no dia, poderá ter a sorte de encontrar alguns originais, fruto da inspiração diária dos Mestres junto dos mais clássicos e vendáveis sabores.  A lista de sabores é extensa, das frutas, aos frutos secos, do chocolate ao yogurte grego, da versão crema ao sorbetto.

Um senão deste tipo de casa com um Hype bastante elevado prende-se com as expectativas que cria nos seus visitantes, quem espera um local lindíssimo, vai encontrar um exterior simples apenas com um pequeno reclamo, e um interior pequeno onde não será fácil de se movimentar, o melhor mesmo é pegar no seu gelado e saboreá-lo pelas  ruas ou na praça em frente, o serviço como se compreende é bastante rápido e mecânico, eficiente mas  sem charme. Mas enganem-se os que acharem que esta gelataria é mais um daqueles locais que sofre da célebre frase “muita parra e pouca uva”, quando chegamos à parte de colocar o gelado na boca, qualquer papila gustativa dirá que todas as expectativas foram superadas e que tudo o resto não passa de um simples acessório.
Gelados de maracujá, morango e chocolate com laranja

Na Vivoli e provavelmente devido a todo esse Hype, os gelados são ligeiramente mais caros que noutras gelatarias da cidade e as doses mais pequenas, mas a única parte má disto é que terá de voltar mais tarde para mais uma dose. Entre todos os sabores provados os destaques maiores foram para a Nutella, com uma impressionante textura e sabor idêntico ao original, chocolate com laranja, a famosa combinação tem aqui um gelado que lhe faz jus e o yogurte grego, onde o sabor verdadeiro e a textura se revelaram uma grande surpresa.

Gelados de Nutella e Yogurte Grego

Sem dúvida um local a colocar no roteiro quando visitarem a bela cidade de Florença, porque os Gelatos também são cultura.

Gelateria Vivoli
Via dell’Isola delle Stinche 7r
055/292334

This entry was posted in Itália and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Comment

  1. Posted Novembro 17, 2011 at 11:36 am | Permalink

    Lindas fotos para boas recordações. Não pode haver melhor. Que vontade de voltar a Itália e visitar a Toscânia! E comer gelato, claro. 😉

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*