Chegou a 1ª PORTO FOOD WEEK para agitar ainda mais o cenário gastronómico Portuense

Inspirados pelo sucesso das 3 edições da Lisboa Food Week, as Edições do Gosto, decidiram que era tempo de rumar a norte, que o Porto também mexe, e o seu cenário gastronómico está cada vez mais vivo e criativo. É tempo de mostrar outros nomes ao mundo, outros restaurantes e outras formas de ver e pensar a gastronomia Portuguesa

E é já no próximo dia 21 que à boa maneira Portuense se dá início a um ciclo de jantares, tertúlias e rotas, que prometem tudo menos sossego aos foodies mais ávidos da cidade.

Para começar, uma mesa bem farta e nortenha, com a Ordem da Cabidela, onde Marco Gomes, convida para o seu Oficina, 5 chefs para criarem as suas receitas de cabidela, da galinha ao coelho, sem esquecer o Leitão, o Borrego o Javali. Diz-se até que haverá espaço para uma “cabidela” de sobremesa!

Antiqvvm

No dia 22, e porque estamos em final de semana, 2 jantares imperdíveis, o estrelado chef Vítor Matos, celebra no Antiqvvm a história e a técnica da cozinha francesa, celebrada com os delicados vinhos que fazem da França a grande potência vínica. Enquanto por outro lado, o mais clássico Hélio Loureiro, celebra as raízes e tradições da “Cozinha à Moda do Porto”

Para dia 23 à tarde está reservado um momento ao qual ninguém que visite o Porto pode resistir, uma Rota das Tascas, onde não faltarão as famosas bifanas, as sandes de pernil e, claro, os míticos cachorrinhos!

No mesmo dia mas ao jantar, juntam-se dois cozinheiros disruptivos, dois pensadores contra corrente, que transportam as suas ideias para os pratos, são eles Pedro Limão e o lisboeta Hugo Brito que à mesa do restaurante Pedro Limão, prometem muito arrojo e criatividade num menu a 4 mãos.

Para dia 24 e porque é Domingo, a galeria Fernando Santos, abre-se ao debate criativo entre artistas, sejam eles músicos, pintores, actores e, claro, cozinheiros. Mas nem só de arte e cozinha tratarão as conversas, dia 26, alguns dos principais empresários da restauração portuense juntam-se no Terminal 4450, entre eles Vasco Coelho Santos, Ricardo Rodrigues, Sérgio Cambas e Vasco Mourão, para debater o estado atual e o futuro da restauração Portuense.

Ao jantar de dia 26, Vasco Coelho Santos abre as portas do seu Euskalduna, a Arnaldo Azevedo e Pedro Braga, três cozinheiros bem distintos, que se juntam para um “Elogio à cozinha portuguesa” através de uma homenagem a Maria de Lourdes Modesto – Já esgotado!

Para dia 27 a gastronomia junta-se à música para “O som que a cozinha tem”, no Hard Rock Café, em jeito de discussão sobre processos de criação e a influência da música nas cozinhas. O músico João Só, Tiago Pereira e o chef João Pupo serão os intervenientes neste debate.

Ainda no dia 27, n’ O Paparico, o jantar promete uma homenagem às cozinhas históricas do Douro.

O Paparico

A 28, o regresso do mestre Miguel Castro Silva à cidade do Porto, dá-se com um jantar no seu Casario, onde prepara uma viagem pelos seus pratos mais clássicos.

Como não podia deixar de ser a 29 homenageia-se o vinho do Porto, com um jantar no Ode – Porto Wine House, com o mais célebre vinho português a servir de harmonização a pratos de inspiração Portuguesa.

Mas voltemos atrás no tempo, até dia 25, o dia alto da semana, que começa logo cedo com a estreia do fórum “Pensar Cozinha”, com curadoria de Paulo Amado e co-apresentado por Alexandre Silva. Um dia para ouvir, aprender e debater sobre o estado atual da nossa gastronomia, o território e o futuro da nossa cozinha.

Mais informações e bilhetes – aqui.

No mesmo dia, pelas 18h30, é tempo dos Prémios Flavors & Senses – Os Melhores para 2019, que depois de um ano de pausa, voltam a celebrar o que de melhor se faz na gastronomia do Porto e Norte de Portugal. Mas sobre isso falaremos mais tarde…

E porque não há festa que se preze se não houver uma after party, o restaurante Mito será o palco para essa mesma after, organizada pela Confraria da Rabanada, onde vários chefes irão apresentar as suas versões da cada vez mais famosa sobremesa!

O fim de uma semana ao rubro, dá-se com uma festa no Hotel Palácio do Freixo, onde Tony Salgado, Rui Martins, Luís Gaspar, António Carvalho celebram a “Baca na brasa”. Uma festa onde não faltarão as deslumbrantes vistas sobre o Douro, o fogo e a excelência da carne nacional!

Haja estomago que aguente uma semana assim!

Mais informações – Porto Food Week

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*