Essência do VInho 2013

Decorreu entre 7 e 10 de Fevereiro mais uma edição do Essência do Vinho, no Porto, organizado pela Essência do Vinho em parceria com a Associação Comercial do Porto que cede o magistral edifício do Palácio da Bolsa. Depois do crescente reconhecimento do evento esta sua 10ª edição prometeu e conseguiu bater todos os records. Mais de 23 mil visitantes, 350 produtores e enúmeros vinhos.

O evento contou, como já é seu apanágio, com outros momentos que vão muito além da simples prova, harmonizações com grandes nomes da cozinha nacional e galega como  Yayo Daporta, Ricardo Costa, Benoit Sinthon e Dalila e Renato Cunha (espero ver alguns deles em Próximas edições da Essência do Gourmet), e provas comentadas de algumas das melhores casas nacionais.

Vista geral

Como já havia dito, foi um evento por onde passaram milhares de pessoas, pelo que nem sempre foi fácil trocar palavras com os produtores e enólogos, e até mesmo fotografar, tal era a azáfama e os empurrões para se chegar perto de determinado produtor. Mas havia muitos vinhos, e muitos deles valiam cada compasso de espera ou o “tal encosto”.

Entre os produtores de vinhos verdes não posso deixar de destacar os mesmos do costume, António Luís Cerdeira e a Casa do Soalheiro, mais uma vez o Soalheiro Primeiras vinhas é eleito vinho do ano na categoria dos brancos, que apresenta aqui o elemento mais novo da família, o Allo, um vinho Alvarinho/Loureiro que promete invadir outro segmento de mercado e chegar a mais público. Pedro Araújo da Quinta do Ameal, que é sem dúvida a pessoa que melhor trabalha a casta Loureiro, revitalizando-a e criando outras nuances como no fantástico Special Harvest. Também a Quinta do Regueiro surpreende com um ótimo e diferente Blend, com uma mistura de alvarinho entre 2007 e 2010, 25% de cada ano.

Expositores

Entre os vinhos do Douro, tenho de destacar a presença da Quinta do Vale de D. Maria, Cristiano Van Zeller, não falha e os seus vinhos são claramente do melhor que por cá se produz, tanto o CV ( de cor concentrada, com a presença de frutos silvestres e sabor fresco de taninos intensos e belo balanço de acidez, um vinho que promete perdurar)  como Quinta Vale D. Maria ( este é daqueles vinhos que merece esperar para ser aberto, a marca é também a presença dos frutos silvestres e fumo, uma fantástica textura na boca). Também a Quinta do Vale do Meão e o seu homónimo de 2010 merece grande destaque, um vinho jovem, de cor e aroma intenso, de sabor complexo e um excelente final de boca.

Quinta do Vale D. Maria

Também os vinhos de Niepoort, Rodoma, e em particular o seu branco merecem destaque, assim como o seu tinto Ultreia que promete muito e cumpre ainda mais. Grandes vinhos também a sair da Quinta do Crasto em particular a Vinha Maria Teresa, assim como os bons e nacionais espumantes da Vértice. Por último mas não menos importantes, os maravilhosos vinhos da Quinta do Noval onde o Touriga Nacional ganha muitos e muitos pontos.

Quinta do Vale do Meão

Do Alentejo assim como do Dão não tive a oportunidade de visitar muitos produtores, apesar de serem regiões muito bem representadas no certame. O destaque vai para o maravilhoso Scala Coelli, e um ótimo Cartuxa branco, da Fundação Eugénio Almeida. Também a Mouchão e o seu vinho de 2005 é digno de grande destaque.

Ramos Pinto

No entanto, um dos melhores momentos da minha visita ao Essência do Vinho 2013 foi uma prova vertical dos vinhos da Quinta do Monte D’Oiro, primeiro por ser um fã incondicional de José Bento dos Santos, segundo, por ver que a sua paixão ganha raízes na família com um filho cheio de entusiasmo e conhecimento sobre os seus vinhos. Vinhos que dão vida à região de Lisboa, com exemplares maravilhosos como Syrah 24, o Reserva ou o Ex-aequo, vinhos que brilharão em qualquer cave durante muitos anos. No entanto a sua grande novidade foi para a apresentaçao de um vinho em parceria com o produtor da Bairrada Luís Pato, Pato D’oiro, um vinho com a combinação de Baga, Tinta Roriz e um pouco de syrah para complementar a festa, é ainda um vinho jovem, muito bem conseguido que estará muito superior dentro de poucos anos.

Duas gerações e uma paixão – Quinta do Monte D’Oiro

No que a vinhos do Porto diz respeito as presenças eram muitas e boas, Niepoort, Poças, Ramos Pinto, Real Companhia,  Vallado, entre outras. O meu destaque pessoal vai para a Quinta do Noval, o seu novo LBV de 2007 e a sua restante  e maravilhosa oferta. Outro exemplo, desta vez na Barão de Vilar, de António Van Zeller, com um jovem enólogo a fazer um excelente trabalho como comercial e a apresentar na perfeição a sua oferta, onde sobresaiu uma colheita de 70(?).

Barão de Vilar

Além de vinhos, havia ainda espaço para produtos da casa César Castro, petiscos no espaço do restaurante O Comercial, torricados com conservas da Minerva, as gigantescas sandes do Pão do Sabugueiro e o bonito e cada vez mais presente veículo da Comida de Rua.

Pão do Sabugueiro

Um dos Momentos altos deste certame de vinhos é a escolha dos Melhores do ano e a eleição do Top 10 de vinhos Portugueses. Nos Melhores do ano os contemplados foram:

Fernando Guedes (pai) – Sogrape “Personalidade do Ano no Vinho”
Nuno Mendes (Viajante) “Personalidade do Ano na Gastronomia”
Dalila e Renato Cunha (Ferrugem) “Chefe de Cozinha do Ano”
Fortaleza do Guincho “Restaurante Gastronómico do Ano”
The Yeatman “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”
Guimarães “Destino Gastronómico do Ano”

Quinta do Vallado “Produtor do Ano”
David Baverstock, enólogo do Esporão e Quinta dos Murças “Enólogo do Ano”
Niepoort VV – Vinho Velho “Vinho do Ano”
Aphros “Produtor Revelação do Ano”
Arnaud Vallet (Vila Joya) “Sommelier do Ano”

No Top 10 de Vinhos Portugueses, foram escolhidos 2 brancos e 2 tintos:
1º Branco – Soalheiro Primeiras Vinhas 2011
2º Branco – Guru 2011

1º tinto – Tributo 2010
2º tinto – Curriculum Vitae 2010
3º tinto – Pintas 2010
4º tinto – Terrenus Vinhas Velhas Reserva 2009
5º tinto – Casa de Santa Vitória Grande Reserva 2008
6º tinto – Passadouro Touriga Nacional 2010
7º tinto – Grande Rocim Reserva 2009
8º tinto – Hexagon 2008

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*