Depois do inevitável adiamento, a Porto Food Week regressa à cidade em moldes de “safe edition” de 12 a 20 de Junho, num momento onde se privilegia não só a ida e descoberta de novos restaurantes como também experiências diferenciadoras de take away ou delivery. São cerca de 16 restaurantes e mais de 20 chefs envolvidos para relançar o movimento gastronómico da cidade.
A II edição da Porto Food Week, estava agendada para o final do mês de Março, mas teve que ser adiada por motivos que todos, infelizmente, conhecemos! Numa altura em que desconfinar é preciso, a organização surge com um programa muito semelhante ao original, com rotas – grelhados, arrozes e novos restaurantes –, diversos jantares, almoços e demonstrações e conversas gastronómicas, que irão da critica gastronómica (com a nossa presença) à demonstração de receitas de rabanadas, conduzidas por chefs da #confrariadarabanada.
Com o mote de “safe edition”, a aposta passa fortemente por criar menus e propostas que além de poderem ser experienciadas nos restaurantes, poderão também ser degustadas em casa, através do take away e delivery (isto para quem ainda não se sentir tão à vontade com o desconfinamento).A Francesinha do Brasão
A semana começa, como não poderia deixar de ser, com a “Francesinha à mesa”, realizando-se simultaneamente nos restaurantes Cervejaria Brasão Aliados e Foz, juntamente com o Terminal 4450, com menus em torno da iguaria portuense e da cerveja Superbock 1927 (patrocinadora do evento).
Ainda no Terminal 4450, celebram-se as rabanadas! De 12 a 14 de Junho, seja no restaurante ou em Take Away, será possível provar as rabanadas de alguns renomeados chefs da cidade como Nuno Castro, Tiago Bonito e Arnaldo Azevedo.
A Rabanada do Euskalduna que serviu de mote ao nascimento da confraria
Segue-se o “Novo Porto” a 13 de Junho que nos traz três criativos restaurantes: Almeja, Atrevo e Apego. Três localizações, três chefs e três menus bem distintos, que mostram as características e as abordagens únicas ao produto de cada um.
Outro prato bem portuense a merecer destaque são as Tripas, com o almoço de 14 de Junho a merecer o título “Das Tripas Coração” . Uma homenagem à tradição portuense a decorrer em simultâneo na Adega S. Nicolau e no restaurante Líder.
A 16 é a vez de Vasco Coelho Santos convidar alguns amigos a criar um menu em torno de Bivalves e moluscos para ser servido no Semea by Euskalduna.
Nuno Castro e Pedro Braga reúnem-se no Fava Tonka para um jantar a 4 mãos no dia 17 de Junho, com um menu em torno dos vegetais e da criatividade de cada um dos cozinheiros. A 18 o GWR PWR sobe ao palco do Cruel, com as chefs Joana Duarte e de Margarida Rego a criarem um menu surpresa em torno das memórias que as conduziram ao longo da carreira.
Os petiscos também ganham destaque durante esta semana gastronómica, no dia 19 com os restaurantes Bacalhau, Mito e Oficina a oferecerem diferentes propostas para partilhar. A 20, e para terminar em beleza com uma refeição “mais leve” a Ordem da Cabidela faz o seu encontro anual no In Diferente.
Mas porque nem só de Jantares, Restaurantes e Take Away vive a Gastronomia, há ainda espaço para conversas gastronómicas – A 15 de Junho sobre Crítica Gastronómica – com Paulo Amado, Rafael Tonon, Rui Martins, José Augusto Moreira e eu mesmo! Segue-se a Neuro Food Talk, sobre emoções, cozinha e as reacções provocadas no cérebro, com a presença de Marta Almendra, João Pupo Lameiras, Nuno Castro, Pedro Braga, Pedro Mendonça e Marta Fraga.
Haverá ainda tempo para demonstrações em directo nas redes sociais, onde será possível aprender a fazer diferentes estilos de rabanadas, bolos e cocktails !
Saibam todo o programa aqui!