PROVA – Terra E Vinho – Carmelo & Diogo

Carmeloediogo - 19No passado já vos havia falado sobre o PROVA, o nosso Wine Bar favorito na cidade do Porto, que serviu este ano de palco aos prémios Flavors & Senses – Os Melhores para 2015

Pois bem, o Diogo (proprietário, faxineiro e faz tudo!) é um tipo irreverente, que vê o vinho com os olhos de uma nova geração de enólogos, escanções e enófilos, procurando satisfazer não só os gostos dos clientes, mas também educá-los e mostrar que o vinho não é estanque e que paradigmas são coisas do passado.

Carmeloediogo - 12

E porque tipos irreverentes tendem a tornar-se amigos, o Diogo juntou-se ao Carmelo (um espanhol de sotaque português que faz parte da equipa de enologia da Niepoort) para lançar um evento chamado Terra e Vinho em que apresentam vinhos ditos “diferentes”, outros mais raros e menos comerciais e outros de regiões vinícolas internacionais, pouco ou nada conhecidas em Portugal.

À chegada, por volta das 19h, percebemos que a festa prometia, ao sermos recebidos por um Tinto de 1969 da região de Colares.

Carmeloediogo - 18

Depois seguiu-se um desfile de vinhos brancos e regiões, do Tschanz Nobling, 2014,  de Twanner na Suiça, com uma bela acidez, e direito a apresentação pelo seu enólogo, ao Granito Cru 2013, o Alvarino que Luís Seabra começou a produzir na região de Monção Melgaço e que é sem dúvida um dos melhores vinhos da região. Passando por um Chardonnay de 2013 de Mâçon-Villages, o bonito e elegante Les Sardines, e a revolucionária Bairrada de Dirk Niepoort, com o Lote D de 2013, e o já lançado VV de 2013 com Maria Gomes e Bical num lote de vinhas velhas que mostra todo o potencial da região, e que os brancos da Niepoort são de uma outra liga.

Carmeloediogo - 11

Carmeloediogo - 9

Tudo isto entre outros excelentes vinhos brancos, de castas tão dispares como o Chardonnay ou o Palomino fino e novidades/previsões daquilo que será o futuro branco da Niepoort, com estágio em Ânfora.

E porque uma boca não se satisfaz apenas com vinho (algumas pelo menos), foram sendo servidos ao longo da prova uma série de pequenos snacks, para aconchegar o estômago – não faltaram crepes chineses com molho agridoce, bolinhos de bacalhau, tostas com pasta de fígados e espetadas caprese.

Carmeloediogo - 14

Carmeloediogo - 15

Passando aos tintos, as viagens não foram menos extensas que nos brancos, um belíssimo Merenzao 2013 de Algueira na Ribeira Sacra, o Conciso 2012 – o vinho de topo da Niepoort no Dão, um vinho fácil mas simultaneamente complexo que mostra todas as capacidades da região. Seguiu-se França, com vinhos da Côtes du Rhône e  Chateauneuf du Pape, a Bairrada, mais uma vez pela mão da Niepoort, a Suíça e a Espanha.

A acompanhar não faltaram mini-pregos e um estufado com puré de batata, para finalizar, surgiram umas espetadas de abacaxi e um delicioso brownie de chocolate.

 Carmeloediogo - 6

Carmeloediogo - 3

Carmeloediogo - 2

Em suma, podemos dizer que o evento foi um grande sucesso, não pelo número astronómico de presenças (não é de todo o que se pretende) mas pelo espírito informal e de aprendizagem que o vinho precisa de adquirir, numa atmosfera única, criada por apaixonados para apaixonados pelo vinho.

Um evento que certamente se repetirá ao longo de 2016, pelo que o melhor é estarem atentos ao Facebook do PROVA.

Carmeloediogo - 4

  Carmeloediogo - 17       Carmeloediogo - 16       Carmeloediogo - 13

  Carmeloediogo - 1       Carmeloediogo - 8       Carmeloediogo - 5

PROVA Wine Food & Pleasure
Rua Ferreira Borges, 86 – Porto
00351 917 943 056

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*