Quinta do Vesuvio 2014 e Pedro Lemos

pedrolemos- 2

O lançamento de uma nova colheita é sempre motivo de festa e celebração, é tempo de provas e apresentações, de bulício e nervosismo. Mas também é tempo de desfrutar, mais ainda quando se trata de um grande vinho, de um nome incontornável e claro de um produtor como a Symington.

A Symington é uma daquelas empresas em que nenhum detalhe é deixado ao acaso, pelo que não foi à toa que escolheram o estrelado Pedro Lemos para apresentar a sua mais recente colheita da Quinta do Vesuvio, o 2014.

vesuviopl-16

Sobre o chef pouco há a dizer que ainda não tenha sido dito aqui, quem acompanha o blog sabe a minha admiração pelo seu trabalho e a mestria com que trabalha os ingredientes elevando o seu sabor sem máscaras e maquilhagem.

Assim, estava lançado o mote para um daqueles convites irrecusáveis, a cozinha de Pedro Lemos e os sempre estimulantes vinhos do Vesuvio.

vesuviopl-2

Para abrir as “hostilidades” nada como um sempre assertivo Pol Roger Blanc de Blancs 2008 (conhecido entre os “amigos” como Paulo Rogério!), um Champanhe que com os seus 8 anos é ainda uma criança cheia de vivacidade, aromas clássicos, amêndoa, brioche, flores brancas e a frescura dos citrinos. A acompanhar, Tomate, mozzarella e tapioca, num amuse bouche, que juntou textura e frescura, numa conjugação clássica de sabores.

vesuviopl

vesuviopl-3Porco, amêijoa e gamba do algarve
Já na mesa, as boas vindas do chef chegam-nos em jeito de viagem entre o Alentejo e o Algarve, ou entre a Terra e o Mar, se preferirem. Carne suculenta e cozinhada a preceito, camarão cru e doce como se pretende. Mas aqui aquilo que verdadeiramente nos leva a outro patamar é o caldo, uma profundidade de sabor em que se distingue na perfeição o sabor forte e untuoso do porco com a delicadeza e profundidade do marisco. Bem rematado com o “kick” de frescura do pickle. Um grande Prato!

vesuviopl-4

vesuviopl-5Lula recheada com sabores portugueses, caldo de carabineiro
Aqui está mais uma vez a “falta de máscara” da cozinha de Pedro Lemos, uma  lula aparentemente simples mas cozinhada na perfeição e bem conjugada com os sabores fortes do recheio onde não faltava a intensidade dos nossos enchidos e o sabor a mar do caldo rico de carabineiros. Não fosse uma réstia de areia no interior da lula e teríamos mais uma vez perfeição à mesa!

A acompanhar esteve o elemento mais jovem da família, o Pombal do Vesuvio 2014*.

vesuviopl-6Vaca, Aipo e cantarelos
Para prato principal Pedro Lemos escolheu a Vaca como proteína, apresentando-a em 3 cortes e 3 texturas, língua, rabo e carpaccio de carne maturada, bem acompanhada por texturas de aipo, cogumelos cantarelos e cebolinha, com um molho rico e delicioso como já é apanágio do chef. Muito, muito bom!

No copo esteve o grande motivo desta “reunião”, o Quinta do Vesuvio 2014**.

vesuviopl-7vesuviopl-8  Morango, manjericão, espuma de limão e gel de vodka
E chegou a vez do primeiro momento doce do almoço – morango granizado, sorbet e molho, sabores frescos e naturais, muito bem combinados com o creme de manjericão e a espuma. As notas da vodka dão ainda mais dimensão ao prato.

A harmonizar esteve, como não podia deixar de ser, aquilo que tornou famosa a Quinta do Vesuvio, o vinho do Porto, desta feita com um Quinta do Vesuvio Vintage 1995. Um vinho equilibrado, maduro com apontamentos de especiarias e um nariz interessante que mostra ainda alguma fruta. Um vintage fácil e elegante!

vesuviopl-11Queijo Azul, Pera, chocolate e nozes 
Para terminar, e acompanhar a “surpresa” da noite, Pedro Lemos decidiu recriar numa sobremesa algumas conjugações clássicas do vinho do Porto, como a pera bêbada, o chocolate ou o Stilton. Gelado de queijo azul, chocolate negro de São Tomé, pera bêbada e gel de pera rematado com noz caramelizada. Muito, muito bom e uma grande combinação com o Porto Vintage Dow’s de 1963.

Um ano mítico para o vinho do Porto onde este Dow’s não é excepção, a passar a sua melhor fase, com uma acidez cativante e um final longo e profundo, as notas fluem entre os frutos secos, alguma flor e tabaco. Rico e delicioso!

vesuviopl-14

Foi sem dúvida um almoço memorável, que – como se ainda houvesse necessidade disso – provou a grande forma que atravessa Pedro Lemos, o “mestre do sabor”, aliado a vinhos nobres e muito bem pensados e executados, que só vêm ajudar a definir cada vez mais o Douro enquanto uma grande região de vinhos DOC.

vesuviopl-17

* Pombal do Vesuvio 2014
Este Pombal apresenta no seu lote mais Touriga Nacional do que as edições anteriores, pelo que estão também mais presentes as notas de Violeta acompanhada de notas silvestres e algum vegetal. Na boca o vinho mostra-se redondo, pronto a consumir, com a madeira bem integrada, rico em fruta escura sem o peso das compotas, com notas leves de pimenta e chocolate que lhe trazem umas nuances agradáveis. Um grande vinho, e uma das melhores relações qualidade/preço na sua gama.

**Quinta do Vesuvio 2014
Aqui também predomina a touriga nacional, num lote que junta também uma criteriosa selecção de Touriga Franca e Tinta Amarela (as mesmas castas que se reúnem no Pombal), resultando num vinho ainda muito jovem e que irá a médio prazo viver a sua melhor forma. Um vinho com os aromas clássicos do Douro, algum balsâmico e muita fruta. Na boca, destaque para a sua estrutura, acidez cativante e fruta saborosa. Um grande vinho, um grande Douro para comprar e guardar, que o futuro promete muitos e melhores momentos de prazer!

Pedro Lemos
Rua do Padre Luís Cabral, 974 – Porto
+351 220 11 59 86

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses 

Nota
Estivemos na apresentação da Quinta do Vesuvio a convite da Symington, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • […] Pedro Lemos é mais do que um nome próprio, é um nome incontornável da cozinha feita em Portugal. A mestria com que domina os ingredientes e lhes retira o máximo de sabor com a máxima sensibilidade e simplicidade, fazem com que cada refeição se torne única. Certamente neste Dia dos Namorados não faltará um menu repleto dos melhores ingredientes do mercado e uma grande selecção de vinhos. (Ler Mais) […]

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*