Porto.Come

Gosto de eventos de gastronomia, felizmente, são cada vez mais os eventos a ocorrer no país e particularmente no Porto. No passado fim de semana, ocorreu na Alfandega o Porto.come, um evento que se pode considerar “marca Continente” que visa aproximar o consumidor geral do produto da marca “branca” e dos seus produtores. Confesso que não sou entusiasta dos comércios de grande superfície, contudo, acho interessante o conceito do clube dos produtores criado pelo Continente.

O evento dispunha de expositores dos vários produtores associados ao grupo, mostrando os seus produtos, desde compotas, pão, legumes, fruta, cogumelos ou peixe, assim como alguns grandes grupos produtores de vinhos. Escusado será dizer, que poucas pessoas se preocupavam mesmo em conhecer os produtores e saber sobre o produto, o objectivo aqui era claro, comer e beber o máximo possível. Neste campo um sucesso garantido.

O evento contava ainda com expositores da Casa Grande Chocolatier (onde vendiam os seus chocolates artesanais e ensinavam a temperar chocolate), da César Castro ( são desnecessárias apresentações, é a melhor loja de artigos de cozinha do norte do País), Mónica Pereira Cake shop ( uma excelente casa de bolos em Gaia, aqui representada com bolos decorados em parceria com Paulo Lobo e Katty Xiomara).

Para além disto, o evento tinha durante todo o dia sessões de showcooking e aulas de cozinha com alguns conhecidos chefs nacionais. Assisti à apresentação do chef Igor Martinho ( Restaurante Hemingway e chef cozinheiro do ano 2009) que apesar da sua juventude fez uma apresentação segura e interessante sobre um fresco gaspacho. Assisti também à sessão do chef Hélio Loureiro que conquistou com um bacalhau sobre favas com chouriço e uma banana com queijo brie e mel envoltos em massa kataifi. Infelizmente, não tive oportunidade de assistir a nenhuma das aulas de cozinha, gostaria de ter assistido à de Pedro Lemos (ficará para uma próxima oportunidade).

Em resumo, é um pequeno evento que serve para aproximar a população de alguns produtores, ajudar na formação dos estudantes da escola de hotelaria do Porto e promover a gastronomia nacional. Estando longe de eventos como o Peixe em Lisboa ou a Essência do Gourmet, serve bem o seu propósito e espero que cresça cada vez mais.

Porto.Come

 .

This entry was posted in Eventos, Miscelânea and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

2 Comments

  1. Posted Junho 6, 2011 at 8:29 pm | Permalink

    João,

    Deve ter sido muito interessante. Gosto sempre destes eventos porque nos permitem ver as coisas de outra perspectiva e enriquecer o nosso olhar (e o estômago!). Ando muito curiosa com o Pedro Lemos. Mais uma razão para rumar a norte. 😉

    beijo*

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*