5 restaurantes a não perder em Bragança

Este é um fim de semana de festa em Bragança com a Feira Internacional do Norte, mais conhecida por Norcaça, Norpesca e Norcastanha – um evento onde é possível conhecer um pouco mais sobre tudo o que de bom Bragança tem para oferecer (onde muito passa por isso mesmo, caça, pesca, castanha e os cogumelos que infelizmente este ano tardam em chegar).

Por isso, e a pensar em quem vai visitar a cidade (e sim, devem visitar Bragança e Trás-os-Montes) deixamos 5 restaurantes onde poderão provar o que de melhor a região tem para oferecer.

Solar Bragançano
Um clássico da cidade e uma presença habitual nos prémios Flavors & Senses (vencedor em 2017 na categoria Restaurante Trás-os-Montes), é um paraíso para os amantes de pratos de caça, trabalhados à moda antiga, pelas mãos sábias de quem ainda hoje utiliza o pote como meio de cocção.

De realçar ainda a fantástica carta de vinhos.

A salada de Perdiz é um dos pratos a não perder

Praça da Sé 34, 1º – Bragança
273 323 875

 Porta
Muito se comenta no meio gastronómico o que terá levado o chef André Silva a abdicar da sua estrela Michelin no Largo do Paço para abraçar um projecto em nome próprio na isolada cidade de Bragança, o que é certo é que fica a ganhar a cidade e, claro, quem a visita. Aqui podem esperar uma proposta refinada influenciada pela região e não só, onde a técnica e o cuidado com o produto são uma assinatura do chef.

restaurante Porta**

Largo Forte S.João, 204 – Bragança
273 098 516

O Geadas 

Se os irmãos Óscar e Tó Gonçalves são hoje conhecidos pelo seu restaurante Gastronómico “G”, aqui foi onde tudo começou! O restaurante aberto pelos pais, e onde a mãe é ainda quem tem a batuta da cozinha, presta homenagem às melhores tradições da região, onde não faltam enchidos e pratos de caça para conquistar o mais difícil dos comensais.

Nos vinhos, percam-se entre as colheitas antigas de referências conhecidas ou deixem-se levar pelos muitos e bons vinhos da região.

Estufado de javali no “O Geadas”

Rua do Loreto
273 326 002

D. Roberto
A fama é antiga e as “peregrinações” de clientes levaram a família a apostar na produção de enchidos e na criação de porcos de raça Bísaro. Mas o restaurante mantém a sua traça, e apesar do sucesso da “marca” é a mesma família que continua a cuidar criteriosamente da cozinha e dos clientes. Não deixem de provar o famoso Butelo ou a trilogia de porco bísaro.

Trilogia de porco bísaro

Trilogia de porco bísaro

R. Coronel Álvaro Cepeda – Gimonde
273 302 510

“G” Pousada 
Aproveitando a vista deslumbrante da Pousada sobre o Castelo e a cidade, os irmãos “Geadas” decidiram apostar numa cozinha de autor, onde brilham alguns produtos da região bem combinados com outros sabores bem típicos de Portugal, como o peixe de Peniche.

Os vinhos são uma das apostas fortes da casa pelo que as harmonizações preparadas por Tó Gonçalves irão surpreender no casamento com a cozinha do seu irmão.

A vista imperdível do “G”*

Pousada de S. Bartolomeu
Rua estrada do Turismo – Bragança
273 331 493

Deixem-se levar pela magia dos sabores ricos e autênticos da Região!

Fotos: Flavors and Senses e *André Ribeirinho, **Divulgação

This entry was posted in Top and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*