Cascais – Santini

Se existem gelados famosos em Portugal são certamente os da Santini, que felizmente não vivem do nome mas sim do seu conteúdo. Nascidos após a II Grande Guerra em 1949 na encantadora e rica zona do Tamariz, pela mão de Attilio Santini, têm feito o gosto de gerações e gerações, de Reis  a políticos, de artistas a funcionários a recibos verdes. Todos os que os provam são unânimes na apreciação, podem não ser os melhores gelados do mundo, mas não lhes ficarão a dever muito.

Gelados de Maracujá, Pêssego e Pistácio

 A Santini tem cerca de 70 Sabores, desde os clássicos como chocolate e baunilha à mais irreverente Pítaya, para mim o destaque da casa vai claramente para os seus sorbetes de fruta, feitos da melhor fruta da época, fresca e sem corantes ou conservantes como manda o bom gelado artesanal. Numa altura em que o governo pede aos portugueses para mudarem de vida eu não me importaria minimamente de mudar de profissão para provador oficial de gelados na Santini, onde teria a “amarga” tarefa de verificar os padrões de qualidade dos sabores que os mestres produzem diariamente quase de olhos fechados. Um sonho…

Gelados de Melancia, Manga e Côco

Voltando à Terra, nesta última visita à Santini os destaques entre os sabores provados foram claramente o de maracujá, manga e framboesa, perfeitos, em termos de doçura, acidez, textura e sabor.

Hoje a Santini conta com 3 lojas, Cascais, Chiado e São João do Estoril, mantém um crescimento sustentado na qualidade e no respeito pelo legado do seu nome e mostra ao País como um pequeno negócio ainda pode crescer quando se nasce, cresce e vive a fazer algo único e muito bem feito. É ainda bom verificar o crescente número de apreciadores de gelados artesanais (não só da Santini), depois dos grandes boom’s da indústria e da facilidade da sua compra é bom ver que hoje se procura um pouco mais, seja  através das gelatarias ou do Do It Yourself, com cada vez mais pessoas a tentarem criar gelados em suas casas.

Para os residentes em Lisboa e Cascais, A Santini tem um serviço exclusivo de entregas ao domicilio.

Santini
Av. Valbom, 28F, Cascais
214 833 709

This entry was posted in Portugal and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*