Porto – Feitoria Inglesa

Feitoria-4

A Feitoria Inglesa bem pode ser um dos mais bem guardados segredos da cidade do Porto. Construída entre 1785 e 1790, sob o comando do cônsul John Whitehead, serviu os interesses da comunidade Inglesa da cidade, fortemente ligada ao comércio de Vinho do Porto. Desde 1811, com a extinção das Feitorias, tornou-se a sede da British Association, funcionando nos mesmos moldes até aos dias de hoje com as mesmas regras e um imaculado respeito pelo seu Passado.

Controlada pelas grandes companhias inglesas de Vinho do Porto, A Feitoria não é uma simples sede, é também a casa da melhor colecção de vinhos Vintage da cidade ( cada membro da Feitoria “paga”  a sua entrada no Club em caixas de Vinho do Porto Vintage). Possuí uma espantosa Biblioteca de livros ingleses, alguns com mais de 2 séculos, com uma série de primeiras edições, de Charles Dickens à história do vinho do Porto.

Feitoria-24Feitoria-20

Visitar e almoçar na Feitoria é uma experiência apenas possível por convite. Todas as quartas feiras, os membros e os seus convidados reúnem-se para um almoço informal. A escolha da quarta feira tem também ela uma razão histórica, uma vez que no passado as encomendas inglesas de Vinho do Porto chegavam à cidade à Segunda e à Quinta, para serem expedidas no dia seguinte, ficando a quarta mais livre para os comerciantes se poderem reunir e desfrutar do seu club.

A convite de Joe Álvares Ribeiro, o 1º Tesoureiro de origem portuguesa (o tesoureiro funciona como o Presidente da Feitoria ), pudemos conhecer a história da Feitoria e participar num desses almoços. Cabe ao Tesoureiro a difícil tarefa de escolher o Vintage, que será provado no final da refeição e que os membros tentarão decifrar, enquanto o próprio se regozija com as respostas que vai ouvido.

O Almoço tem hora marcada, com o aperitivo a ser servido às 13h no Drawing room, ou não estivéssemos nós em solo britânico, aqui é também exposto o Jornal The Times de há 100 anos atrás, um gesto curioso e mais uma lufada de história e tradições.

Feitoria-2

Do almoço Buffet, destaque claro para o Vintage de 66 (eu não fui abaixo dos anos 70), e para o magnífico Stilton com que terminamos a refeição. Neste Almoço houve ainda a particularidade de ser totalmente harmonizado com vinhos Brancos Internacionais do Velho e Novo Mundo.

Feitoria-7             Feitoria-6             Feitoria-11
Feitoria-25             Feitoria-26             Feitoria-19
Feitoria-21            Feitoria-14              Feitoria-12
Feitoria-5            Feitoria-18              Feitoria-3

 Existem poucos sítios assim, com tanto amor e respeito pela tradição e a história. Que os seus almoços, os seus jantares, os bailes, perdurem por muitos mais séculos.

Feitoria Inglesa
Rua do Infante D. Henrique, 8, Porto

This entry was posted in Portugal and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*