Vinho em Viagem #2 – Quinta do Vesúvio

tugra - 13 Quinta do Vesuvio 2009 no Tugra, restaurante do Hotel Ciragan Palace Kempinski

Depois do #1 Vinho Em Viagem em Paris, com o Porto Graham’s 20 anos, seguimos para Istambul, desta vez com os vinhos da célebre Quinta do Vesúvio, hoje aos cuidados da família Symington.

O Conceito é simples, desafiamos os escanções e chefes dos restaurantes que visitamos a Harmonizar alguns dos seus pratos com o nosso vinho, enquanto mostramos aquilo que de melhor se vai produzindo no nosso País. Algo difícil em países produtores de vinho, como foi o caso da França e agora da Turquia, mas com um resultado excelente.

Georges - 6Pombal do Vesuvio 2009 no Le Fumoir

Na Turquia, em particular, a presença portuguesa é limitada a uma ou outra marca de vinho do Porto, servidos sem grande mestria.

Comecemos pelo Pombal do Vesuvio 2009, o “entrada de gama” da marca é muito mais que um vinho de entrada, com um blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinto Cão, o vinho apresenta-se concentrado, com um nariz complexo que viaja entre os frutos do bosque e as especiarias. Na boca está delicioso, com leve toque de pimenta, taninos elegantes e um final longo. Um vinho que deu prazer a quem o provou e que funcionou muito bem com os pratos com que harmonizou.

Georges - 5 Perna de Cordeiro harmonizada com Pombal do Vesuvio 2009 – Le Fumoir

Alancha - 8 Polvo harmonizado com Pombal do Vesuvio 2009 – Alancha

 O vinho serviu ainda para um fantástico brinde com o Chef Maksut Askar no seu Neolokal (ver mais), com Alex Varlik no fantástico Terraço do Le Fumoir (ver mais) e claro, com o irreverente Kemal Demirasal do Alancha. Um Excelente vinho para ótimas refeições e companhias brilhantes.

asitane - 19Quinta do Vesuvio 2009 no Asitane

O parceiro mais exclusivo do Pombal, o vinho que vai buscar o nome à sua Quinta, o Quinta do Vesuvio 2009, apresenta-se como um vinho ainda mais completo, marcado ainda no nariz pela touriga nacional, mas já com especiarias,  apresenta ainda uma cor fantástica, um excelente vinho de um Douro Moderno, com grande potencial de envelhecimento.

Tivemos a oportunidade de o provar numa refeição mágica, uma viagem pela cultura e história Otomana no Restaurante Asitane (ver mais), e também no luxuoso palácio de Ciragan, hoje transformado no mais luxuoso hotel de Istambul.

tugra - 8 A sala do restaurante Tugra no Ciragan Palace

asitane - 2 Um dos deliciosos pratos com que se harmonizou o Quinta do Vesúvio 2009 no Asitane

Foi uma experiência fantástica ver como os nossos vinhos harmonizam com cozinhas tão distintas da nossa, assim como a receptividade dos turcos aos nossos vinhos, que foi – como não podia deixar de ser – ótima e cheia de interesse.

Agora resta esperar pelas próximas viagens enquanto vamos pensando num vinho para nos acompanhar.

Alancha - 21Alancha

Quinta do Vesúvio com o apoio da Symington Family

This entry was posted in Vinhos and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*