Flavors & Senses – Os Melhores para 2017: Nomeados e Vencedores

Este ano o “Flavors and Senses – Os Melhores Para…” celebrou a sua 5a edição e como uma boa criança manteve o seu desenvolvimento, crescendo com a divisão da categoria FORA DE PORTAS, a partir da qual nasceram 3 novos prémios, RESTAURANTE BEIRAS, RESTAURANTE TRÁS-OS-MONTES e RESTAURANTE MINHO. Uma alteração que visa dar protagonismo a mais espaços e a mais trabalhos de valor que merecem também eles ser reconhecidos, independentemente das localidades onde estão inseridos.

A escolha dos nomeados é feita depois de muito debate entre a nossa equipa, depois de avaliarmos a média de uma primeira escolha onde consultamos um restrito grupo de pessoas, desde simples comensais a chefes, bloggers e jornalistas, e finalizada por nós com todo o cuidado e dedicação, pelo que acreditamos que todos os 5 nomeados merecem um destaque especial e que cada um deles seria um justo vencedor na respetiva categoria.

Mas, como em todos os prémios, tem de existir sempre um vencedor e para isso recorremos uma vez mais a um alargado leque de votantes, cerca de 120 pessoas, entre empresários, jornalistas, críticos, bloggers, chefes, produtores de vinho e gastrónomos de reconhecido valor.

Este ano a lindíssima Cave de envelhecimento das renovadas Caves da Cockburn’s foi o local escolhido para um animado final de tarde, em que conseguimos reunir a grande maioria dos nomeados – uma tarefa árdua, dada a particular altura do ano em que estamos.

Um cenário idílico, onde se vive a história do vinho do Porto, foi também o contexto para um momento histórico para nós, João e Cíntia, que é como quem diz Flavors & Senses!

Um ambiente descontraído, de diversão e convívio que deixou bem patente o dinamismo que se vive atualmente na região. Para manter as animosidades e o espírito “livre” valeram os vinhos da Symington, com destaque para o jovem Altano Branco, e o promissor tinto da Quinta do Ataíde, sem esquecer, como é óbvio, os vinhos do Porto da Cockburn’s.

Mais uma vez tivemos presentes o fantástico presunto e fumeiro da Bísaro com direito a corte manual de uma lindíssima perna com cura de 30 meses, um delicioso pão artesanal de Trás-os-Montes, os sempre fantásticos Pudins Abade Priscos da Doçaria Cruz de Pedra e os refrescantes e saborosos gelados da Artiframi.

Além destes excelentes produtos, tivemos ainda a presença de uma novidade, uma espécie de apresentação oficial do Lucha Libre, o irreverente projecto de Camilo Jaña, que implantou no parque da cidade a primeira Taqueria do Porto, aqui juntou-se à Shika, a famosa mota-cozinha de Ruy Leão que nos trouxe um pouco do seu Izakaya, Shiko – Tasca Japonesa, para abrilhantar o evento. Para isso contaram com o indispensável apoio da Qual House, que forneceu os ingredientes de alta qualidade aqui trabalhados com mestria.

Destaque incondicional para o apoio da Riedel que ano após ano surpreende com os seus copos (num novo modelo) e decanters de assinatura (verdadeiras obras de arte) que presenteiam os vencedores.

Este ano também a San Pellegrino se quis juntar a nós, abrilhantando o evento, com apoio a duas das principais categorias, CHEF A SEGUIR e CHEF DO ANO.

Uma outra forma de elevarmos a fasquia do evento, como nos propomos todos os anos, foi o incondicional apoio da Óptica do Porto, uma empresa de referência que não estando ligada à gastronomia, não hesita em apoiar o que de melhor se faz na cidade, tal como a Ugo Som e Luz, que nos permitiu criar um evento, quase profissional (não fosse o amadorismo do apresentador!). Finalizado brilhantemente no sempre irrepreensível design da Alejandra e as impressões da Químico Digital.

Deixo-vos aqui mais uma vez os vídeos de todos os nomeados em cada categoria, e os respetivos Vencedores:

Restaurante BEIRAS

Vencedor : REI DOS LEITÕES

Restaurante TRÁS-OS-MONTES

Vencedor : SOLAR BRAGANÇANO

Restaurante MINHO

Vencedor : FERRUGEM

Restaurante de Petiscos 

Vencedor : ESQUINA DO AVESSO

Restaurante Tradicional

Vencedor : ADEGA S. NICOLAU

Restaurante Trendy

Vencedor : PURO 4050

Restaurante Especializado

Vencedor : ICHIBAN

Serviço de Vinhos


Vencedor : THE YEATMAN

Serviço de Sala

Vencedor : O PAPARICO

Restaurante de Autor

Vencedor : EUSKALDUNA

Restaurante Revelação

Vencedor : EUSKALDUNA

Loja GASTRONÓMICA

Vencedor : CLUB DEL GOURMET EL CORTE INGLÈS

Empresário do Ano

Vencedor : SÉRGIO CAMBAS

Chefe a Seguir

Vencedor : VASCO COELHO SANTOS

Chefe do Ano

Vencedor : RICARDO COSTA

Restaurante do Ano

Vencedor : THE YEATMAN

Aproveito esta parte para mencionar uma última, mas não menos importante novidade, bem pelo contrário, a introdução de um prémio carreira com o nome MÉRITO E EXCELÊNCIA onde a grande consagração levou ao palco o Sr. ANTÓNIO COELHO, pela sua paixão e dedicação à cozinha tradicional Portuense e Portuguesa.

Para finalizar queria agradecer aos restantes elementos da equipa, à Marta por todo o apoio, ao Tiago Lessa pelos fantásticos vídeos e toda a fotografia, ao Pedro Lopes pelas filmagens, e claro, a todos os presentes e a todas as pessoas que direta ou indiretamente tornaram este evento possível.

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*